“Concepção de Estado, Política e Cidadania” é tema inicial do segundo módulo do Transcidadania

Com o tema “Concepção de Estado, Política e Cidadania”, a segunda turma do Transcidadania iniciou seu segundo módulo da formação em Direitos Humanos e Democracia, promovida por KOINONIA. O encontro foi ministrado por Fábio Mariano, professor da PUC/SP.
 
Neste módulo foram abordados pontos como a formação do Estado e como ele foi dividido (em Legislativo, Executivo e Judiciário); o desenvolvimento da política; e o sujeito do Estado. Além disso, Fábio trabalhou a relação do Estado com o sujeito, enquadrando as/os participantes neste papel. “Como era a primeira vez, o grupo estava apreensivo. Mas se abriram e entraram de cabeça na aula, trazendo muitas perguntas. Elas e eles precisam se sentir à vontade para mostrar quais são os seus anseios e isso aconteceu”, observou o facilitador.
 
A aula contou ainda com a apresentação de conceitos sobre política, bem como seu papel no cotidiano dos cidadãos, aproximando o tema à realidade das alunas e dos alunos enquanto sujeitos políticos. A relação fez com que as/os participantes compartilhassem suas opiniões, tornando a aula mais dinâmica.
 
“De maneira dialogada, construímos uma percepção do que é a cidadania de sujeitos LGBTs, especialmente travestis e homens e mulheres trans. A reflexão partiu do questionamento “quem sou eu?”, fundamental quando aliada ao conteúdo. Assim, elas e eles se identificam como sujeitos de direitos e deveres e percebem como é exercida sua cidadania no dia a dia, como seus direitos são negados e como atuam ou podem atuar para mudar um quadro social” avaliou, Fábio Mariano.

A formação em Direitos Humanos e Democracia promove, através do programa Transcidadania, duas aulas por semana, sempre às terças e quintas. Seu objetivo, além de ser um novo campo de construção, é proporcionar a transposição de uma fronteira múltipla de determinações históricas, sociais, culturais, políticas e econômicas.

Promovido pela Prefeitura de São Paulo, em parceira com KOINONIA e a Secretária Municipal dos Direitos Humanos, o Transcidadania tem desenvolvido ações de promoção dos direitos humanos e cidadania, criando oportunidades de melhoria na qualidade de vida para transexuais e travestis.

Tags: No tags