A KOINONIA trabalha em três eixos temáticos essenciais para uma sociedade justa e inclusiva: Mobilizações Ecumênicas e da Sociedade Civil, Direitos das Comunidades Negras Tradicionais e Superação do Racismo, e Direitos de Gênero, Sexuais e Reprodutivos.

No primeiro eixo, a organização aborda o aumento do fundamentalismo, buscando uma presença pública mais resistente, promovendo fóruns e iniciativas no movimento ecumênico e contribuindo para o debate sobre o papel das religiões no contexto brasileiro.

No segundo eixo, foca nos Direitos das Comunidades Negras Tradicionais, com ações como fortalecimento em rede, incidência, capacitação de lideranças e produção de conhecimento, com o compromisso de tornar-se uma organização antirracista.

No terceiro eixo, Direitos de Gênero, Sexuais e Reprodutivos, nos concentramos no combate à violência contra a mulher, oferecendo formação, criando espaços de escuta, produzindo material informativo e participando ativamente de iniciativas de incidência pública. Na abordagem LGBTQIA+, a organização promove formação, incidência em questões de HIV, sensibilização de comunidades religiosas e busca fortalecer ações religiosas de inclusão, lutando pela inserção da pauta LGBTQIA+ no movimento ecumênico.

Conheça e acompanhe as atualizações de notícias, vídeos e conteúdos em cada eixo temático.


Mobilizações ecumênicas e da sociedade civil

Direitos das Comunidades Negras Tradicionais e superação do racismo

Direitos de gênero, sexuais e reprodutivos

 A ascensão do fundamentalismo impulsiona a necessidade de uma presença pública mais robusta e resistente, tanto por sua dimensão religiosa quanto pela redução do espaço da sociedade civil organizada.

No movimento ecumênico, enfrentam desafios com o enfraquecimento da identidade entre grupos religiosos cristãos, resultando na fragilização das instituições ecumênicas em âmbito nacional e internacional. 

Simultaneamente, a organização é cada vez mais requisitada no debate público sobre o papel das religiões no contexto sociopolítico-ambiental brasileiro. Uma oportunidade para fortalecer as vozes progressistas no campo religioso, promover valores ecumênicos progressistas e contribuir para iniciativas mais abrangentes, em parceria com movimentos sociais e articulações políticas.

A KOINONIA concentra suas atividades junto às Comunidades Negras Tradicionais (CNTs), priorizando comunidades quilombolas e terreiros de religiões de matriz africana. Diante do crescimento dos fundamentalismos, houve cortes significativos nas políticas públicas para essas comunidades, além de um aumento da intolerância religiosa. 

A organização busca abordar essas questões no contexto do racismo religioso, abrangendo as dimensões racial e religiosa, visando combater a negação de direitos a essas comunidades.

A atuação atual inclui fortalecimento de ações em rede, incidência, capacitação de lideranças comunitárias, assessoria jurídico-administrativa e produção de conhecimento sobre essas temáticas. Para o futuro, a KOINONIA desafia-se a ser não apenas uma organização que aborda o tema, mas também uma organização antirracista.

O avanço do fundamentalismo no Brasil tem levado a retrocessos nos direitos das mulheres e da comunidade LGBTQIA+.  Enfrenta o desafio de discutir essas questões nas comunidades religiosas influenciadas por visões fundamentalistas. 

Sua atuação abrange o combate à violência contra a mulher, formação de mulheres religiosas em mecanismos de proteção, criação de espaços de escuta, produção de material informativo sobre enfrentamento às violências baseadas em gênero, e participação em iniciativas de incidência pública nacional e internacional. 

Na esfera LGBTQIA+, concentra-se em formação de jovens, incidência pública, sensibilização de igrejas sobre questões de saúde e sexualidade, fortalecimento de ações religiosas de inclusão, e na luta pela inclusão da pauta LGBTQIA+ no movimento ecumênico.