Mobilizações ecumênicas e da sociedade civil

História

KOINONIA é uma organização ecumênica com vocação e trabalho consolidado junto aos movimentos sociais. A retomada deste tema enquanto eixo de trabalho se dá por uma avaliação de que nossa atuação, tanto junto ao movimento ecumênico, quanto junto à outras articulações da sociedade civil, vem crescendo e demandando de nossa organização mais coordenação. O crescimento do fundamentalismo nos empurra para uma presença pública mais firme e de resistência, tanto pela sua dimensão religiosa, quanto pela redução do espaço da sociedade civil organizada que este gera.

No movimento ecumênico, seguimos vivendo tempos de desafios, com o enfraquecimento desta identidade junto aos grupos religiosos cristãos, e consequente enfraquecimento das instituições ecumênicas em níveis nacional e internacional. Neste contexto, KOINONIA tem atuado na construção ativa de fóruns ecumênicos, como o Feact Brasil, e de novas iniciativas que visam fortalecer o movimento ecumênico nacional e internacional. Ao mesmo tempo, temos cada vez mais sido demandados no debate público sobre o papel das religiões no contexto sociopolítico-ambiental brasileiro. Vemos nisto também uma oportunidade para fortalecer as vozes progressistas do campo religioso, semear os valores progressistas do ecumenismo e contribuir em iniciativas mais amplas, junto a movimentos sociais e articulações políticas.

Levantamos alguns pontos importantes a serem trabalhados neste eixo:

1. Propor e desenvolver estratégias de cuidado e autocuidado baseadas nas experiências ecumênicas e religiosas, em especial das tradições de matrizes africanas e indígenas.

2. Posicionar o ecumenismo como parte de um projeto político em defesa da vida.

3. Discutir as estratégias do cenário religioso brasileiro e latino-americano.

4. Estabelecer conexões com novos movimentos e grupos, e fortalecer as relações com os movimentos sociais históricos do nosso país – entendendo-os como lugares de produção de saberes e de democracia.

5. Colocar em prática ações de solidariedade humanitária, como parte da disputa de valores profundamente ecumênicos.

6. Debater e refletir sobre os temas da fome, da morte e do sofrimento, aprofundando uma linguagem de transformação e esperança.

7. Garantir na nossa agenda de atuação nacional, regional e internacional, o fortalecimento e a construção dos espaços de juventude no ecumenismo.

Temas Transversais

Os diálogos internos  indicaram uma atualização dos temas transversais, que são tratados por KOINONIA como aqueles que incidem sobre todas as práticas institucionais e os seus objetivos. São em si um critério de monitoramento metodológico permanente.

As temáticas transversais para os anos de 2022 a 2027 são as seguintes, formuladas como promoções imperativas da ação: Antirracismo, Ecumenismo Antifundamentalista e Justiça de Gênero. O primeiro é um processo em construção a ponto de termos plenamente inserido, inclusive com uma política antirracista nos próximos três anos. O segundo e terceiro são temas/critérios já incorporados a nossas práticas e objetivos, que buscaremos atualizar a cada conjuntura.


AÇÕES

Ações de Incidência Pública | KOINONIA atua nacional e internacionalmente, articulando-se com outras instituições e movimentos, a fim de produzir mudanças políticas e sociais que se traduzam na garantia e expansão dos direitos de grupos histórica e culturalmente vulneráveis.

Diálogo Ecumênico e Interreligioso pela Amazônia | A iniciativa Diálogo ecumênico e interreligioso pela Amazônia, coordenada por KOINONIA e CREAS, visa fortalecer iniciativas ecumênicas e interreligiosas pela dignidade humana no Brasil, Bolívia, Colômbia e Peru, promovendo análises compartilhadas e ações conjuntas.

Programa de acompanhemento ecumênico nas Palestinas e em Israel (PAEPI – EAPPI)  |  O Programa de Acompanhamento Ecumênico na Palestinas e em Israel (PAEPI – EAPPI) é um programa coordenado pelo Conselho Mundial de Igrejas, fundado em resposta ao chamado dos Chefes das Igrejas de Jerusalém, que leva internacionais para a Cisjordânia. Desde 2002, quase 1.800 voluntários serviram por três meses como Acompanhantes Ecumenicos (EAs). No Brasil, a organização que envia voluntários para o programa é KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço, ao lado das organizações ecumênicas e igrejas que enviam voluntários para o EAPPI por todo o mundo.

Memórias Ecumênicas Protestantes no Brasil | Dedica-se a registrar, organizar e tornar pública a memória da participação protestante na luta pela democracia durante o período da Ditadura Civil-Militar, por meio da criação de um Acervo Digital Multimídia.

NOTÍCIAS SOBRE AS AÇÕES  aqui

2 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *