“O movimento ecumênico, seguimos vivendo tempos de desafios, com o enfraquecimento desta identidade junto aos grupos religiosos cristãos, e consequente enfraquecimento das instituições ecumênicas em níveis nacional e internacional.”
KOINONIA é uma organização ecumênica com vocação e trabalho consolidado junto aos movimentos sociais. A retomada deste tema enquanto eixo de trabalho se dá por uma avaliação de que nossa atuação, tanto junto ao movimento ecumênico, quanto junto à outras articulações da sociedade civil, vem crescendo e demandando de nossa organização mais coordenação. O crescimento do fundamentalismo nos empurra para uma presença pública mais firme e de resistência, tanto pela sua dimensão religiosa, quanto pela redução do espaço da sociedade civil organizada que este gera.
No movimento ecumênico, seguimos vivendo tempos de desafios, com o enfraquecimento desta identidade junto aos grupos religiosos cristãos, e consequente enfraquecimento das instituições ecumênicas em níveis nacional e internacional. Neste contexto, KOINONIA tem atuado na construção ativa de fóruns ecumênicos, como o Feact Brasil, e de novas iniciativas que visam fortalecer o movimento ecumênico nacional e internacional. Ao mesmo tempo, temos cada vez mais sido demandados no debate público sobre o papel das religiões no contexto sociopolítico-ambiental brasileiro. Vemos nisto também uma oportunidade para fortalecer as vozes progressistas do campo religioso, semear os valores progressistas do ecumenismo e contribuir em iniciativas mais amplas, junto a movimentos sociais e articulações políticas.
Alguns pontos importantes que são trabalhados neste eixo:
-
Propor e desenvolver estratégias de cuidado e autocuidado baseadas nas experiências ecumênicas e religiosas, em especial das tradições de matrizes africanas e indígenas.
-
Posicionar o ecumenismo como parte de um projeto político em defesa da vida.
-
Discutir as estratégias do cenário religioso brasileiro e latino-americano.
-
Estabelecer conexões com novos movimentos e grupos, e fortalecer as relações com os movimentos sociais históricos do nosso país - entendendo-os como lugares de produção de saberes e de democracia.
-
Colocar em prática ações de solidariedade humanitária, como parte da disputa de valores profundamente ecumênicos.
-
Debater e refletir sobre os temas da fome, da morte e do sofrimento, aprofundando uma linguagem de transformação e esperança.
-
Garantir na nossa agenda de atuação nacional, regional e internacional, o fortalecimento e a construção dos espaços de juventude no ecumenismo.
Ações
Ações de Incidência Pública | KOINONIA atua nacional e internacionalmente, articulando-se com outras instituições e movimentos, a fim de produzir mudanças políticas e sociais que se traduzam na garantia e expansão dos direitos de grupos histórica e culturalmente vulneráveis.
Diálogo Ecumênico e Interreligioso pela Amazônia | A iniciativa Diálogo ecumênico e interreligioso pela Amazônia, coordenada por KOINONIA e CREAS, visa fortalecer iniciativas ecumênicas e interreligiosas pela dignidade humana no Brasil, Bolívia, Colômbia e Peru, promovendo análises compartilhadas e ações conjuntas.
Programa de acompanhemento ecumênico nas Palestinas e em Israel (PAEPI – EAPPI) | O Programa de Acompanhamento Ecumênico na Palestinas e em Israel (PAEPI – EAPPI) é um programa coordenado pelo Conselho Mundial de Igrejas, fundado em resposta ao chamado dos Chefes das Igrejas de Jerusalém, que leva internacionais para a Cisjordânia. Desde 2002, quase 1.800 voluntários serviram por três meses como Acompanhantes Ecumenicos (EAs). No Brasil, a organização que envia voluntários para o programa é KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço, ao lado das organizações ecumênicas e igrejas que enviam voluntários para o EAPPI por todo o mundo.
Memórias Ecumênicas Protestantes no Brasil | Dedica-se a registrar, organizar e tornar pública a memória da participação protestante na luta pela democracia durante o período da Ditadura Civil-Militar, por meio da criação de um Acervo Digital Multimídia.
Notícias sobre as ações
Reforçando Laços: KOINONIA e terreiros em diálogo sobre as eleições municipais de 2024
No dia 14 de setembro, lideranças de terreiros de Salvador se reuniram em mais um encontro Reforçando Laços, no Grande Hotel da Barra, atividade promovida por KOINONIA. O tema deste último evento foi “Eleições municipais de 2024”.
KOINONIA participa da formação do Grito dos Excluídos 2024: todas as formas de vida importam, mas quem se importa?
No dia 20 de agosto, KOINONIA facilitou a formação do IV Eixo do Grito dos Excluídos cuja temática foi “Violências Estruturais, Patriarcado, Racismo e Machismo”. Partilhamos a história da nossa organização na luta por direitos junto às comunidades vulnerabilizadas e em processo de emancipação social e política, com o recorte especial às mulheres, por ocasião do Agosto Lilás, mês de conscientização sobre o combate à violência contra mulher.
História da epidemia de HIV/Aids é tema de 3ª oficina do projeto Prevenção na Ocupação
No mês de julho, ocorreu a terceira oficina do projeto Prevenção na Ocupação, reunindo moradores e especialistas para um debate crucial sobre saúde. O encontro contou com a presença de Allan Gomes de Lorena, sanitarista, especialista em Gestão de Redes de Atenção à Saúde pela Fiocruz e Mestre em Saúde Coletiva pela USP.
30 anos de KOINONIA em São Paulo: encontro ecumênico promove reflexão sobre o papel do afeto e da luta contra os fundamentalismos
O encontro foi inspirado pela reflexão de Ester Lisboa, que em uma das reuniões de preparação afirmou que “o afeto é uma arma contra a intolerância e que as articulações inter-religiosas são como abraços que fortalecem a todos nessa jornada”.
Rede de Mulheres Negras da Bahia celebra 3 anos da Casa da Mulher Negra e realiza seminário sobre perspectivas do movimento
Nos dias 26 e 27 de julho, a Rede de Mulheres Negras da Bahia deu continuidade às ações do “Julho das Pretas”, com eventos que celebraram a luta e a resistência das mulheres negras.
Roda de Diálogo sobre Religiosidade e Justiça de Gênero reúne especialistas e líderes religiosos
A ocasião marcou o encerramento do projeto Fé na Justiça de Gênero e teve como objetivo o diálogo sobre as relações de gênero, o acolhimento e a participação das mulheres e pessoas LGBTs nos espaços de fé.
Comércio com Identidade visita mais seis comunidades negras rurais no Rio de Janeiro e na Bahia
No mês de junho, as equipes de KOINONIA do Rio de Janeiro e Bahia foram a campo para seguir com o trabalho de diagnóstico das comunidades participantes do projeto Comércio com Identidade*. A ideia é levantar informações sobre qual atividade ou tipo de produtos as comunidades participantes têm interesse em desenvolver com o projeto.
KOINONIA realiza visita técnica a conjunto penal feminino para ouvir detentas e planejar ações de promoção do Direito à Assistência Religiosa
Estiveram presentes líderes religiosos, especialistas no tema e equipe KOINONIA. Iniciativa reforça o compromisso institucional com a promoção de direitos e inclusão através do diálogo e construção coletiva.