“Identificamos a necessidade de tratarmos esses temas em conjunto, na dimensão do racismo religioso, conceito que abarca tanto a dimensão racial como religiosa, da negação do direito a essas comunidades.”

As atividades de KOINONIA junto às Comunidades Negras Tradicionais (CNTs) são desenvolvidas prioritariamente junto às comunidades remanescentes quilombolas e terreiros de religiões de matriz africana. Nos últimos anos, no contexto de crescimento dos fundamentalismos no país, houve cortes significativos nas políticas públicas direcionadas a essas comunidades, assim como um acirramento da intolerância religiosa, retrocedendo na disputa política pública. Identificamos a necessidade de tratarmos esses temas em conjunto, na dimensão do racismo religioso, conceito que abarca tanto a dimensão racial como religiosa, da negação do direito a essas comunidades.

Atualmente, nossa atuação se dá em diferentes abordagens, como o fortalecimento das ações em rede e incidência, em especial de mulheres negras e de juventudes; capacitações de diversas lideranças comunitárias e comunidades; assessoria jurídico-administrativa de associações e organizações religiosas; produção de conhecimento e informações sobre as temáticas. Para o próximo período, KOINONIA se desafia em ser, além de uma organização que trabalha o tema, uma organização antirracista.



Alguns pontos importantes que são trabalhados neste eixo:

  • Antirracismo na organização (dimensões internas e externas).

  • Aumento da participação de pessoas negras nos espaços de tomada de decisão da instituição e do movimento ecumênico.

  • Incorporação da perspectiva étnico/racial e da diversidade na agenda das políticas públicas para as mulheres, em especial as negras e para a comunidade LGBTQIA+.


Ações

Comércio com Identidade: Mulheres Negras Quilombolas do Baixo Sul da Bahia 
Iniciativa de apoio ao comércio da produção de mulheres quilombolas de três comunidades da região do Baixo Sul da Bahia, para promover a igualdade de gênero e fortalecer e ampliar redes femininas e mistas de economia solidária e comércio justo.

Observatório Quilombola
Espaço interativo, interdisciplinar, dedicado à coleta, organização e análise de informações relativas às comunidades negras rurais e quilombolas, em seus contextos locais e regionais, assim como às políticas pertinentes.

Atlas Observatório Quilombola
O Atlas Observatório Quilombola é um dos resultados do projeto “Apoio ao fortalecimento político e protagonismo das Comunidades Quilombolas do Rio de Janeiro”, promovido por KOINONIA, com a parceria da Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Estado do Rio de Janeiro (Acquilerj) e o apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade RacialApoio ao fortalecimento político e protagonismo das comunidades quilombolas

Axé com Arte
O projeto constrói com jovens e outros integrantes de terreiros de Salvador – BA, condições para o desenvolvimento da produção artístico-cultural local, de forma a ampliar o acesso destes sujeitos a outros direitos, oportunidades de trabalho e geração de renda.

Mulher Quilombola Protagonista e Construção de Capacidades Financeiras (Quilombola Women Protagonists and Financial Capacity Building)
Criação conjunta de metodologias de gestão financeira e de pequenos projetos, com mulheres de 10 diferentes comunidades quilombolas da região do Baixo Sul da Bahia. Paralelamente, a iniciativa oferece formação sobre direitos da mulher e apoia a articulação de um grupo para incidência política local sobre a temática.

Direitos etno-ambientais de comunidades negras tradicionais
Forma agentes de proteção ambiental em três comunidades negras tradicionais: duas remanescentes de quilombo, na região do baixo sul da Bahia, e um terreiro de candomblé, em Salvador. Visa, além de multiplicar conhecimentos, fortalecer a autonomia; auxiliar na construção de uma cultura da paz, diálogo ecumênico, inter-religioso e intercultural, principalmente, a partir do intercâmbio entre as comunidades tendo como mote a preservação ambiental.

Assessoria Jurídica
No sentido de assegurar os Direitos Humanos, Sociais, Culturais e Ambientais (Dhesca) das comunidades tradicionais, o programa Egbé tem uma linha de assessoria jurídica, que atua diretamente em casos de regularização fundiária e titulação, intolerância religiosa e racismo, ou descumprimento da lei em prejuízo dos direitos dos povos e comunidades negras tradicionais.

Formação
Formação em direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais e territoriais para as comunidades, em especial para seus jovens e mulheres.


Notícias sobre as ações