Ao longo do ano de 2021 a equipe de KOINONIA teve como uma das suas prioridades institucionais a preparação das bases para a construção do Plano Estratégico 2022-2027. A metodologia para a sua construção contou com reuniões de equipe nas quais foram levantados os principais desafios e potencialidades de nossa prática cotidiana, sessões de debate de conjuntura para avaliar o cenário político e social no qual nos encontramos, debates de koijuntura – nos quais debatemos a conjuntura específica das populações e eixos temáticos de nossa atuação -, a contratação de uma avaliação institucional externa e a contratação de uma consultoria antirracista para a organização. Com base nesses acúmulos coletivos, a equipe de KOINONIA apresenta a seguinte sistematização para que o conjunto da diretoria e dos associados possam debater, contribuir e com o caminho que nossa organização trilhará nos próximos cinco anos.


Eixos Temáticos

Este documento está organizado da seguinte forma: as primeiras três sessões compreendem os três eixos temáticos propostos para os próximos 6 anos – a princípio é importante destacar de que não há eixo estanque e nem só os transversais se realizam em tudo que fazemos. Cada eixo contém um pequeno debate de contexto, da ação específica de KOINONIA e pontos de discussão e ação propostos. Em seguida apresentamos os eixos transversais e na sequência apresentamos alguns pontos para debate institucional, envolvendo temas que emergiram da avaliação realizada. Por fim, uma cadeia de efeitos do plano de KOINONIA.

Eixos Transversais

Os diálogos internos acima relatados indicaram uma atualização dos temas transversais, que são tratados por KOINONIA como aqueles que incidem sobre todas as práticas institucionais e os seus objetivos. São em si um critério de monitoramento metodológico permanente.

As temáticas transversais para os anos de 2022 a 2027 são as seguintes, formuladas como promoções imperativas da ação: Antirracismo, Ecumenismo Antifundamentalista e Justiça de Gênero. O primeiro é um processo em construção a ponto de termos plenamente inserido, inclusive com uma política antirracista nos próximos três anos. O segundo e terceiro são temas/critérios já incorporados a nossas práticas e objetivos, que buscaremos atualizar a cada conjuntura.

Eixo Temático 1

Mobilizações ecumênicas e da sociedade civil

A ascensão do fundamentalismo impulsiona a necessidade de uma presença pública mais robusta e resistente, tanto por sua dimensão religiosa quanto pela redução do espaço da sociedade civil organizada.

Saiba mais

Eixo Temático 2

Direitos das Comunidades Negras Tradicionais e superação do racismo

A organização busca abordar essas questões no contexto do racismo religioso, abrangendo as dimensões racial e religiosa, visando combater a negação de direitos a essas comunidades.

Saiba mais

Eixo Temático 3

Direitos de gênero, sexuais e reprodutivos

O avanço do fundamentalismo no Brasil tem levado a retrocessos nos direitos das mulheres e da comunidade LGBTQIA+. Enfrenta o desafio de discutir essas questões nas comunidades religiosas influenciadas por visões fundamentalistas.


Saiba mais

Eixo Transversal 1

Antirracismo, Ecumenismo Anti-fundamentalista e Justiça de Gênero

Os diálogos internos acima relatados indicaram uma atualização dos temas transversais, que são tratados por KOINONIA como aqueles que incidem sobre todas as práticas institucionais e os seus objetivos.

Saiba mais


Debates Institucionais

Além da discussão temática, a avaliação externa realizada, ao lado de debates feitos pela equipe ao longo da construção do Planejamento Estratégico, indica algumas áreas importantes de debates institucionais:

      • Membresia e Diretoria de KOINONIA
        Composição e representatividade – expandir a participação elativa em termos etários, raciais e de gênero.

      • Comunicação:
            • Fortalecer a presença da organização nas redes sociais, com espaço de informações confiáveis, respeitadas e de referência nas temáticas que trabalhamos.

            • Fomentar o uso, a formação e socialização das ferramentas digitais em nossos projetos, utilizando o espaço da internet para experiências de comunicação comunitária e ciberativismo.

        • Gestão do Conhecimento (externo)
          Reorganizar os mecanismos de sistematização e publicação dos conteúdos produzidos em KOINONIA (retorno da Tempo e Presença, publicações, textos).

        • Gestão do Conhecimento (interno)
          Criação e organização de um repositório; cultura organizacional de compartilhamento e salvamento de dados de forma padronizada (físico e digital).

        • Elaboração de Plano de mobilização de Recursos
          Organizar os atrativos de KOINONIA, potencializar a atração de novas fontes de recursos, novas estratégias para a mobilização de recursos. Enfrentando desta forma a escassez de recursos que abarca a instituição e tem impacto na política de pessoal.

        • Administrativo
          Buscar possibilidades – em novas tecnologias e novos processos – que simplificam e facilitam os trâmites administrativos da organização.

        • Avaliações periódicas da equipe
          Escuta de demandas e aprimoramento de processos internos. Acompanhamento pessoal dos trabalhadores de KOINONIA em um contexto de quadro de pessoal reduzido, de forma a potencializar habilidades, distribuir responsabilidades e criar o espaço para discussão de problemas.

        • Articulações em Rede e Advocacy
          Compreender que a potencialidade da atuação de KOINONIA se encontra no trabalho em rede, redefinir as parcerias e as alianças estratégicas.

      Ecumenismo

      KOINONIA reconhece o caráter provisório e incompleto das construções humanas, e assume o ecumenismo como um valor que afirma e acolhe a diversidade sociocultural numa tríplice dimensão: o empenho pela aproximação e colaboração entre os cristãos; a aliança solidária com os que promovem a justiça, a paz e a defesa dos bens comuns; e o inadiável e necessário diálogo igualitário entre as diferentes tradições religiosas.