“Os diálogos internos acima relatados indicaram uma atualização dos temas transversais, que são tratados por KOINONIA como aqueles que incidem sobre todas as práticas institucionais e os seus objetivos. São em si um critério de monitoramento metodológico permanente.”
Os diálogos internos acima relatados indicaram uma atualização dos temas transversais, que são tratados por KOINONIA como aqueles que incidem sobre todas as práticas institucionais e os seus objetivos. São em si um critério de monitoramento metodológico permanente. As temáticas transversais para os anos de 2022 a 2027 são as seguintes, formuladas como promoções imperativas da ação: Antirracismo, Ecumenismo Anti-fundamentalista e Justiça de Gênero.
O primeiro é um processo em construção a ponto de termos plenamente inserido, inclusive com uma política antirracista nos próximos 3 anos. O segundo e terceiro são temas/critérios já incorporados a nossas práticas e objetivos, que buscaremos atualizar a cada conjuntura.
Notícias sobre as ações
CONSELHO INTERRELIGIOSO DA BAHIA PROMOVE ATO PACÍFICO CONTRA O PL 262/2025
Na quarta, 29.10, lideranças religiosas de diversos segmentos (Islamismo, Catolicismo, Candomblé, Umbanda, Brahma kumaris, Espiritismo) reuniram-se em frente a Prefeitura Municipal de Salvador, de modo pacífico, em protesto ao Projeto de Lei nº 262/2025 que prevê o uso da Bíblia como recurso paradidático para a disseminação cultural, histórica, geográfica e arqueológica de seu conteúdo.
Dentre as questões que foram apontadas, destacaram a violação da laicidade do Estado na medida em que o uso da Bíblia cria assimetria entre as religiões, pois desconsidera outros livros como Alcorão, Livro dos Espíritos, Torá etc.
Conselho inter-religioso da Bahia dialoga sobre laicidade do estado e violência contra juventude negra
Nesta quarta-feira, 22, diversas lideranças religiosas se reuniram na sede do Conselho de Desenvolvimento das Comunidades Negras – CDCN para participar da reunião promovida pelo Conselho Inter-religioso da Bahia – CONIRB.
Na oportunidade, Doté Amilton Costa, do Terreiro Vodun Zô, denunciou a violência no bairro do Curuzu, especialmente contra os jovens negros da comunidade, que carecem de acesso a políticas públicas que viabilizem acesso à educação e ao lazer, ficando expostos à criminalidade. Ele conclamou os membros do Conselho a adotar alguma atitude em relação ao aumento da violência contra a juventude negra na Bahia, dentro do que cabe à sociedade civil.
Comunidades de Camamu avançam na construção do Fundo Rotativo Solidário em segunda oficina formativa
Camamu Bahia — No dia 21 de outubro foi realizada a segunda oficina sobre o Fundo Rotativo Solidário com a participação de representantes das comunidades envolvidas no projeto. A iniciativa contou com facilitação de Ana Celsa B Souza e Camila Chagas da organização KOINONIA.
O encontro começou com uma recepção acolhedora seguida de um café da manhã coletivo que favoreceu a integração entre os participantes. Em seguida foram apresentados os objetivos da atividade dando início a Dinâmica da Solidariedade. Durante esse momento os participantes refletiram sobre valores essenciais para a convivência comunitária como companheirismo igualdade diálogo cooperação alegria compromisso união e respeito. A troca de ideias fortaleceu o espírito coletivo e a identificação com o propósito do projeto.
Oficina sobre Racismo Ambiental no Quilombo de Jatimane
A atividade teve como principais objetivos promover um espaço de diálogo sobre o conceito de racismo ambiental, conectando os estudantes ao debate sobre as questões ambientais dentro do território quilombola e na região. Além disso, buscou incentivar o protagonismo juvenil quilombola, destacando a importância da participação ativa dos jovens nas questões que afetam seu território e sua comunidade.
A metodologia adotada foi dinâmica e interativa, com o intuito de engajar e provocar reflexão entre os participantes. As atividades ocorreram ao longo de dois dias, proporcionando momentos de reflexão, discussões, dinâmicas de grupo e atividades lúdicas que permitiram aos participantes se envolver de maneira profunda e prática com os temas abordados.
Mulheres quilombolas criam cooperativa para valorizar arte e gastronomia maranhense
No Quilombo Boa Vista, município de Rosário (MA), um grupo de mulheres quilombolas formalizou a Cooperativa de Trabalho Sabor e Arte Quilombola, fruto de seis …
Estudantes quilombolas protagonizam projeto sobre o açaí, no arquipélago do Marajó
Estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) Quilombola, do Anexo Rural Professor Ademar Nunes de Vasconcelos, em Salvaterra, no …
Território quilombola fornece verduras para escolas de Garopaba
Na comunidade quilombola Morro do Fortunato, em Garopaba (SC), os alimentos servidos na merenda escolar municipal agora incluem verduras orgânicas produzidas l …
Fiocruz divulga nota de apoio ao Curso de Medicina para Assentados Rurais e Quilombolas (Pronera/UFPE)
O Conselho Deliberativo da Fiocruz divulgou, em 3 de outubro de 2025, uma nota expressando apoio ao curso de Medicina destinado a assentados rurais e quilombol …




