“Os diálogos internos acima relatados indicaram uma atualização dos temas transversais, que são tratados por KOINONIA como aqueles que incidem sobre todas as práticas institucionais e os seus objetivos. São em si um critério de monitoramento metodológico permanente.”
Os diálogos internos acima relatados indicaram uma atualização dos temas transversais, que são tratados por KOINONIA como aqueles que incidem sobre todas as práticas institucionais e os seus objetivos. São em si um critério de monitoramento metodológico permanente. As temáticas transversais para os anos de 2022 a 2027 são as seguintes, formuladas como promoções imperativas da ação: Antirracismo, Ecumenismo Anti-fundamentalista e Justiça de Gênero.
O primeiro é um processo em construção a ponto de termos plenamente inserido, inclusive com uma política antirracista nos próximos 3 anos. O segundo e terceiro são temas/critérios já incorporados a nossas práticas e objetivos, que buscaremos atualizar a cada conjuntura.
Notícias sobre as ações
Demolição do terreiro Ilê Axé Oyá Onira’D revela violações à liberdade religiosa e alerta para urgência de reparação
No dia 9 de junho de 2025, o terreiro Ilê Axé Oyá Onira’D, localizado há oito anos no Parque Metropolitano de Pituaçu, em Salvador (BA), foi demolido por uma ação coordenada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), com apoio de secretarias estaduais e da Polícia Militar. A comunidade religiosa denuncia que a demolição ocorreu sem aviso prévio e de forma desrespeitosa, com objetos sagrados sendo retirados do local e jogados ao chão, muitos deles danificados, sem a realização dos rituais necessários à sua retirada.
Para além do comércio de produtos quilombolas, feira AQUILOMBAR Cabo Frio e Região reúne 10 comunidades em atividades culturais e rodas de conversa sobre presença quilombola no estado
No dia 21 de junho, a produção de 10 comunidades quilombolas da Região dos Lagos ocupou o Largo de Santo Antônio com o evento AQUILOMBAR, divulgando a cultura quilombola entre moradores e visitantes da cidade durante do feriado de Corpus Christi.
Fé, ancestralidade e orgulho: KOINONIA participa de ato inter-religioso e da Parada LGBT+ de São Paulo
Neste final de semana, São Paulo foi palco de importantes celebrações em defesa da diversidade e dos direitos da população LGBTQIAPN+. KOINONIA marcou presença em dois momentos especiais da programação, reforçando seu compromisso com os valores da inclusão, da memória e da resistência.
Jovens quilombolas apresentam experiências do projeto “Quilombolas: Agentes de Ação pelo Clima” durante reunião do CIACOQ, na Bahia
No dia 20 de junho, a Comunidade Quilombola de São Raimundo, em Maraú (BA), sediou a Assembleia Geral do CIACOQ, encontro que contou com a participação de jovens envolvidas no projeto “Quilombolas: Agentes de Ação pelo Clima”, promovido por KOINONIA com apoio do iCS. Na ocasião, as agentes compartilharam experiências sobre atuação em justiça climática e fortalecimento territorial. A presença das juventudes nestes espaços reafirma a importância de integrar ancestralidade e protagonismo jovem nas lutas quilombolas. O projeto visa capacitar lideranças para incidência política e visibilidade do papel quilombola na preservação ambiental.
Quilombo de Bongaba recebe oficina “Território, Identidade e Clima” com agentes quilombolas pelo clima do Rio de Janeiro
Atividade integra o projeto “Quilombolas: agentes de ação pelo clima”, que fortalece a participação de lideranças quilombolas nas pautas ambientais rumo à COP-30.
MPF realiza audiência pública para discutir os impactos da ponte Salvador – Itaparica para as comunidades tradicionais na região
Nesta quarta (12/06), no auditório do Ministério Público Federal, em Salvador, foi realizada Audiência Pública sobre os impactos da implantação da ponte Salvador -Itaparica para as comunidades tradicionais na região. KOINONIA acompanhou a audiência pública prestando apoio às comunidades presentes.
Conferência Municipal da Igualdade Racial em Camamu (BA) reúne comunidade para debater avanços e desafios na luta por equidade racial
No dia 30 de março de 2025, a cidade de Camamu, na Bahia, sediou a Conferência Municipal da Igualdade Racial, realizada no Quiepe Esporte Clube. Com o tema “Avanços, desafios e construção coletiva por uma Camamu mais igualitária”, o evento contou com a participação de representantes de diversas comunidades negras rurais e tradicionais de pescadores, com o intuito de reforçar o compromisso local com a promoção da equidade racial e valorização da identidade do povo negro da região.
KOINONIA participa do V Encontro Nacional de Mulheres de Axé da RENAFRO 2025
O evento reuniu lideranças femininas dos povos de terreiro de todo o Brasil em um espaço de articulação, resistência e fortalecimento político. Sob o tema “O matriarcado na luta pela democracia, pelos direitos sociais e justiça climática”, o evento reafirmou o protagonismo das mulheres de axé como guardiãs de saberes ancestrais e agentes fundamentais na construção de um país mais justo e plural.