“O movimento ecumênico, seguimos vivendo tempos de desafios, com o enfraquecimento desta identidade junto aos grupos religiosos cristãos, e consequente enfraquecimento das instituições ecumênicas em níveis nacional e internacional.”

KOINONIA é uma organização ecumênica com vocação e trabalho consolidado junto aos movimentos sociais. A retomada deste tema enquanto eixo de trabalho se dá por uma avaliação de que nossa atuação, tanto junto ao movimento ecumênico, quanto junto à outras articulações da sociedade civil, vem crescendo e demandando de nossa organização mais coordenação. O crescimento do fundamentalismo nos empurra para uma presença pública mais firme e de resistência, tanto pela sua dimensão religiosa, quanto pela redução do espaço da sociedade civil organizada que este gera.

No movimento ecumênico, seguimos vivendo tempos de desafios, com o enfraquecimento desta identidade junto aos grupos religiosos cristãos, e consequente enfraquecimento das instituições ecumênicas em níveis nacional e internacional. Neste contexto, KOINONIA tem atuado na construção ativa de fóruns ecumênicos, como o Feact Brasil, e de novas iniciativas que visam fortalecer o movimento ecumênico nacional e internacional. Ao mesmo tempo, temos cada vez mais sido demandados no debate público sobre o papel das religiões no contexto sociopolítico-ambiental brasileiro. Vemos nisto também uma oportunidade para fortalecer as vozes progressistas do campo religioso, semear os valores progressistas do ecumenismo e contribuir em iniciativas mais amplas, junto a movimentos sociais e articulações políticas.



Alguns pontos importantes que são trabalhados neste eixo:

  • Propor e desenvolver estratégias de cuidado e autocuidado baseadas nas experiências ecumênicas e religiosas, em especial das tradições de matrizes africanas e indígenas.

  • Posicionar o ecumenismo como parte de um projeto político em defesa da vida.

  • Discutir as estratégias do cenário religioso brasileiro e latino-americano.

  • Estabelecer conexões com novos movimentos e grupos, e fortalecer as relações com os movimentos sociais históricos do nosso país - entendendo-os como lugares de produção de saberes e de democracia.

  • Colocar em prática ações de solidariedade humanitária, como parte da disputa de valores profundamente ecumênicos.

  • Debater e refletir sobre os temas da fome, da morte e do sofrimento, aprofundando uma linguagem de transformação e esperança.

  • Garantir na nossa agenda de atuação nacional, regional e internacional, o fortalecimento e a construção dos espaços de juventude no ecumenismo.


Ações

Ações de Incidência Pública | KOINONIA atua nacional e internacionalmente, articulando-se com outras instituições e movimentos, a fim de produzir mudanças políticas e sociais que se traduzam na garantia e expansão dos direitos de grupos histórica e culturalmente vulneráveis.

Diálogo Ecumênico e Interreligioso pela Amazônia | A iniciativa Diálogo ecumênico e interreligioso pela Amazônia, coordenada por KOINONIA e CREAS, visa fortalecer iniciativas ecumênicas e interreligiosas pela dignidade humana no Brasil, Bolívia, Colômbia e Peru, promovendo análises compartilhadas e ações conjuntas.

Programa de acompanhemento ecumênico nas Palestinas e em Israel (PAEPI – EAPPI)  |  O Programa de Acompanhamento Ecumênico na Palestinas e em Israel (PAEPI – EAPPI) é um programa coordenado pelo Conselho Mundial de Igrejas, fundado em resposta ao chamado dos Chefes das Igrejas de Jerusalém, que leva internacionais para a Cisjordânia. Desde 2002, quase 1.800 voluntários serviram por três meses como Acompanhantes Ecumenicos (EAs). No Brasil, a organização que envia voluntários para o programa é KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço, ao lado das organizações ecumênicas e igrejas que enviam voluntários para o EAPPI por todo o mundo.

Memórias Ecumênicas Protestantes no Brasil | Dedica-se a registrar, organizar e tornar pública a memória da participação protestante na luta pela democracia durante o período da Ditadura Civil-Militar, por meio da criação de um Acervo Digital Multimídia.


Notícias sobre as ações