“Os diálogos internos acima relatados indicaram uma atualização dos temas transversais, que são tratados por KOINONIA como aqueles que incidem sobre todas as práticas institucionais e os seus objetivos. São em si um critério de monitoramento metodológico permanente.”
Os diálogos internos acima relatados indicaram uma atualização dos temas transversais, que são tratados por KOINONIA como aqueles que incidem sobre todas as práticas institucionais e os seus objetivos. São em si um critério de monitoramento metodológico permanente. As temáticas transversais para os anos de 2022 a 2027 são as seguintes, formuladas como promoções imperativas da ação: Antirracismo, Ecumenismo Anti-fundamentalista e Justiça de Gênero.
O primeiro é um processo em construção a ponto de termos plenamente inserido, inclusive com uma política antirracista nos próximos 3 anos. O segundo e terceiro são temas/critérios já incorporados a nossas práticas e objetivos, que buscaremos atualizar a cada conjuntura.
Notícias sobre as ações
Mulheres quilombolas criam cooperativa para valorizar arte e gastronomia maranhense
No Quilombo Boa Vista, município de Rosário (MA), um grupo de mulheres quilombolas formalizou a Cooperativa de Trabalho Sabor e Arte Quilombola, fruto de seis …
Estudantes quilombolas protagonizam projeto sobre o açaí, no arquipélago do Marajó
Estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) Quilombola, do Anexo Rural Professor Ademar Nunes de Vasconcelos, em Salvaterra, no …
Território quilombola fornece verduras para escolas de Garopaba
Na comunidade quilombola Morro do Fortunato, em Garopaba (SC), os alimentos servidos na merenda escolar municipal agora incluem verduras orgânicas produzidas l …
Fiocruz divulga nota de apoio ao Curso de Medicina para Assentados Rurais e Quilombolas (Pronera/UFPE)
O Conselho Deliberativo da Fiocruz divulgou, em 3 de outubro de 2025, uma nota expressando apoio ao curso de Medicina destinado a assentados rurais e quilombol …
Programa Nêgo Bispo vai financiar 100 cursos sobre saberes afro-brasileiros, indígenas e quilombolas
O programa Escola Nacional Nêgo Bispo de Saberes Tradicionais, lançado pelo MEC (via Secadi) em parceria com o IFBA, destina-se a financiar até 100 cursos de e …
Livro conta a história de 8 mestres da cultura popular afro-gaúcha
Foi lançado o livro “Patrimônio Vivo: as memórias e histórias de mestres da cultura popular do Rio Grande do Sul”, que reúne perfis de oito mestres e mestras a …
Caruru da Cáritas celebra São Cosme e São Damião em Salvador e lança campanha solidária
Na última sexta-feira (26), a Cáritas Brasileira – Regional Nordeste 3 – organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – realizou, em sua sede no bairro de Brotas, Salvador, o tradicional caruru em homenagem a São Cosme e São Damião. O encontro reuniu fé, cultura e solidariedade, fortalecendo laços comunitários e reafirmando a importância das manifestações populares de matriz religiosa na capital baiana.
O evento também marcou a abertura da edição 2025 da campanha 10 Milhões de Estrelas, que neste ano traz como tema “Ecologia integral e fraternidade social”.
GENTE DE FÉ PELA DIVERSIDADE marca presença na Parada LGBT de Salvador
KOINONIA, juntamente o Conselho Inter-religioso da Bahia (CONIRB), Mulheres EIG (Evangélicas por Igualdade de Gênero), Conselho Baiano Ecumênico de Igrejas Cristãs (CEBIC), Terreiro Olufanjá, Centro de Umbanda Paz e Justiça, Paróquia Bom Pastor, Igreja Católica Romana (Grupo Diversidade Cristã) e Mães pela Diversidade se reuniram para demonstrar apoio às pessoas LGBTs, através do acolhimento fraterno e sensibilização das pessoas quanto a necessidade do respeito e garantia de direitos, pois as pessoas LGBTs têm o direito de viver e envelhecer sem renunciar sua fé.