Ato inter-religioso na Igreja do Rosário dos Homens Pretos

Encontro no Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa reuniu lideranças religiosas no Pelourinho

Texto de Lucas Marllon, revisado por Camila Chagas, assessora jurídica em KOINONIA

No Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, 21 de janeiro, lideranças de vários segmentos religiosos participaram de um ato inter-religioso na Igreja do Rosário dos Homens Pretos, situada no Pelourinho, em Salvador-Ba.

Amor, respeito e fraternidade foram a tônica dos discursos que demonstraram como é possível, a partir do diálogo inter-religioso, estabelecer uma relação respeitosa entre as religiões. Após o ato, os presentes foram convidados para participar da celebração ecumênica e missa em homenagem a Santo Antônio de Categeró.

Ana Gualberto, diretora executiva, foi a mobilizadora de KOINONIA no encontro. Também estiveram presentes membros dos seguintes coletivos/organizações/templos religiosos: Conselho Inter-religioso da Bahia-CONIRB, Conselho Baiano Ecumênico de Igrejas Cristãs – CEBIC; Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE;Terreiro Vodun Zô Zwe, Terreiro Casa Branca, Terreiro Opô Afonjá, Terreiro Olufanjá; Ilê Axé Ewá Olodumare, Centro de Umbanda Paz e Justiça, Centro Espírita Lar João Batista, Evangélicas por Igualdade de Gênero, Movimento dos Focolares, mulçumanos, dentre outros. Além disso, marcaram presença parlamentares, representantes de secretarias e autoridades da segurança pública estadual.

Ana Gualberto representando KOINONIA no ato inter-religioso