Projeto Comércio com identidade impulsiona feiras na Bahia e no Rio de Janeiro

Texto de Rosa Peralta, coordenadora Pedagógica do Projeto Comércio com Identidade e Assessora para Relações Institucionais de KOINONIA. Revisão por Natasha Arsenio, jornalista em KOINONIA.


O projeto Comércio com Identidade (CCI)* já tem gerado frutos além dos previstos. No mês de agosto, tanto na Bahia quanto no Rio de Janeiro, o CCI contribuiu para alavancar algumas iniciativas de comercialização lideradas pelas próprias comunidades participantes.

No sábado 24 de agosto, KOINONIA apoiou um evento promovido pela comunidade de Dandara dos Palmares, em Camamu (BA). Entusiasmada com a proposta do projeto de fortalecer as economias locais, a comunidade decidiu organizar uma feira em seu território. A ideia começou como algo modesto, mas acabaram sendo convidadas diversas comunidades próximas, dos municípios de Camamu, Igrapiúna e Maraú, assim como instituições locais, resultando num evento para mais de 200 pessoas (ver abaixo quadro com o nome das comunidades e de organizações na feira).


As 10 barracas foram feitas de bambu retirado da comunidade em sistema de mutirão, tendo o apoio da Associação de Dandara dos Palmares. As famílias levaram alimentos in natura, produtos beneficiados, artesanatos, mudas de plantas medicinais, entre outros para comercializar.


Durante a feira, várias lideranças tomaram a palavra para falar da importância de fortalecer iniciativas de sustentabilidade do território negro do Baixo Sul da Bahia. Também foram conduzidas atividades lúdicas com as crianças e houve até premiação para as barracas que se destacaram.


O sucesso do evento animou as outras comunidades, que estão planejando feiras similares nos próximos meses. Além disso, a feira mostrou que mesmo comunidades não participantes do projeto estão sendo alcançadas.

“O Comércio com Identidade prevê feiras com as comunidades participantes, mas essa em Dandara partiu das próprias lideranças que participam das atividades, inclusive envolvendo outras que não fazem parte do projeto. Pelo visto, nossas ações tiveram o efeito de animar os processos próprios de comercialização e ainda contou com outras organizações, favorecendo um ambiente de rede de fortalecimento regional”, ressalta Ana Celsa, colaboradora da equipe Bahia de KOINONIA.

Já no Rio de Janeiro, as comunidades tomaram a iniciativa de improvisar uma pequena mostra de seus produtos durante uma oficina participativa e de intercâmbio entre as lideranças promovida pelo projeto CCI. A oficina foi realizada em Magé, no sábado, dia 24, tendo como objetivo promover a integração entre as comunidades participantes, permitindo o intercâmbio de conhecimentos e estratégias coletivas. Além da barraca com exposição de produtos, houve um momento de descontração com um campeonato de futebol envolvendo times de diferentes comunidades quilombolas.


Para Joyce Linhares, educadora da equipe de KOINONIA no Rio de Janeiro, esse tipo de encontro contribuiu para mostrar para as comunidades que elas não estão isoladas, que juntas podem avançar em sua luta por direitos.

“O objetivo de cada atividade do projeto é de justamente contribuir para um maior entrosamento entre as comunidades. E quando elas se reúnem, ideias sempre podem surgir. A iniciativa de montar uma pequena feira durante nossa oficina foi uma surpresa, mas sobretudo um sinal de que as comunidades percebem o seu potencial para impulsionar processos autônomos de organização”, conclui Joyce.

A atividade também contou com a presença da diretoria da Associação das Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro (ACQUILERJ), que vê no projeto uma forma de dinamizar as economias locais das comunidades.

*O projeto Comércio com Identidade é financiado com recursos advindos do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Grupo Carrefour, o Ministério Público Federal e organizações da sociedade civil para a implementação de projetos de combate ao racismo. Saiba mais em: https://www.grupocarrefourbrasil.com.br/nao-vamos-esquecer/.

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