Por Camila Chagas
Na última sexta (7), KOINONIA participou do encontro de formação da Aliança de Batistas do Brasil. Este evento ocorre a cada dois anos e, em 2022, aconteceu na Igreja Batista Nazareth, localizada no centro de Salvador-BA, com a temática “Fé, democracia e Direitos”. Vieram diversas caravanas do Brasil.
A abertura do encontro contou com a participação de membros do Conselho Inter-religioso da Bahia – CONIRB. Para a Pastora Camila Oliver
“Os dias 06 a 09/07, para a membresia da Aliança de Batistas do Brasil, reunida em Assembleia e Encontro de Formação, na Igreja Batista Nazareth, foram de presença constante da Ruah. A Ruah nos foi, em solo baiano, brisa fresca e ao mesmo tempo brasa que reacendeu a chama em nossos corações. Este foi um final de semana de reencontro com a nossa história e de projetos potentes para o futuro. Foi tempo de comemorar os nossos 18 anos e de nos unir na continuidade da construção de uma longa história de diaconia na perspectiva do movimento do Jesus Nazareno”.
Houve duas mesas, com participação ativa da plenária nos comentários e reflexões acerca dos temas propostos. A primeira, com a pastora Lusmarina Campos, tratou do tema “Fé e Direitos” e a segunda, intitulada “Fé e Democracia”, contou com a participação da professora Valdenice Raimundo e do Pastor Henrique Vieira.
Durante o evento o poeta Sandro Sussuarana fez uma apresentação com poesias autorais e do coletivo Sarau da Onça que chamam atenção pela abordagem reflexiva de como a população negra é vista em nosso país.
Também foi apresentado o documentário “Voz do Caminho: o silêncio não é mais possível”, construído pelo Coletivo Vozes Marias de Pernambuco. O documentário aborda os casos de violência institucional, materializada através do abuso sexual nas igrejas, tema de extrema relevância para todas as pessoas comprometidas com cuidado, respeito e o amor ao próximo nos espaços de fé.
O Coletivo de Mulheres Políticas Públicas e Sociedade – MUPPS apresentou a exposição Rios – Dignidade Menstrual, falando sobre as iniciativas realizadas em prol das pessoas que menstruam e de como este tema precisa ser desenvolvido através de políticas públicas efetivas. O evento finalizou no domingo (9) com o culto de encerramento e despedida das caravanas.