Religiosos receberam, na última segunda-feira (17), a outorga de Doutor Honoris Causa da Ordem de Capelães do Brasil e da Faculdade Febraica, em cerimônia realizada no Museu de Arte da Bahia, em Salvador. É o título mais importante que um estabelecimento de ensino superior pode conceder a uma personalidade que tenha se destacado por sua contribuição à humanidade, nas áreas de educação, cultura, defesa de direitos humanos etc.
Foram homenageados representantes de diversos segmentos religiosos, entre os quais lideranças de religiões afro-brasileiras, como Ebomi Nice (Terreiro da Casa Branca), Ìyá Márcia d’Ògún (Ìlẹ̀ Àṣẹ Ẹwà Ọ̀lódùmarè), Taata Ricardo Tavares (Terreiro de Lembá).
Ìyá Márcia d’Ògún ressalta a importância do reconhecimento da lutas das lideranças religiosas no combate a todos os tipos de racismo e preconceito:
“Hoje, mais uma vez, escrevo nas páginas do livro da minha história, uma importante manifestação de reconhecimento da minha luta e trajetória contra todos os tipos de racismo e preconceito, mas também em prol da vida, da religião, com garantia de direitos e a manutenção do respeito! Trajetória essa que não começa na religião, mas começa no início da minha história acadêmica, nos DAs e DCEs, na luta estudantil e também na luta pela educação, na sala de aula, nas assembleias, nas ruas, nas greves… Mas, com certeza, foi no Candomblé – religião a qual fui escolhida por Ọ̀riṣà, pra abraçar e, hoje, na condição de Ìyalọ̀ríṣá, seguir honrando o legado que herdei da minha mãe biológica e irmã de religião – que me tornei uma pessoa melhor, mais sensível e mais sensata. Me encho de orgulho de dizer que SOU ỌMỌ Ọ̀RIṢÀ D’ÒGÚN, SOU DE CANDOMBLÉ.”
Durante a semana de 16 a 22 de janeiro, KOINONIA acompanha as ações promovidas pela sociedade civil no combate à intolerância religiosa. Eventos como este, promovido pela Ordem dos Capelães do Brasil e Faculdade Febraica , reconhecendo a importância do papel das lideranças religiosas, é um exemplo de promoção ao direito à liberdade religiosa e combate à intolerância religiosa, na medida em que reconhece as contribuições dos religiosos homenageados à humanidade.
Receberam o título:
SRA EDENIS AMORIM DO ESPÍRITO SANTO
SRA MÁRCIA MARIA FERREIRA DE BRITO LIMA
SRA MARIA LÚCIA SANTANA NEVES
SR NIVALDO CONCEIÇÃO BAHIA JUNIOR
SR NGELO ALFREDO OLIVEIRA SANTANA
SR JOSEVAL DO ESPÍRITO SANTO SILVA JUNIOR
SR CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA BOTTAS
SR REGILTON ALVES RIBEIRO
SR ARESTIDES LOPES MALTEZ JUNIOR
SR IDELSON DA CONCEIÇÃO SALES
SR JOSÉ RAIMUNDO TROCCOLI
SRA ELZA MARIA SILVA OLIVEIRA
SRA MARIA CRISTINA CELESTINO DE JESUS
SR RAIMUNDO NONATO PEREIRA DA SILVA
SR JEAN CARLOS LOPES DA SILVA SANTOS
SR MARCELO SOUZA DE CARVALHO
SR EDVALDO DE JESUS CONCEIÇÃO
SRA NICE EVANGELISTA ESPÍNDOLA
SR TÁTA RICARDO TAVARES
SRA REGINA MARIA ROCHA
SR LÁZARO SILVA MUNIZ
SRA JUÇARA LOPES SANTOS PONTES
SRA MARIÁ FERREIRA DOS SANTOS
SR JOSÉ RAIMUNDO LIMA CHAVES
SRA ALANA DE CARVALHO
SR JOÃO CARLOS CRUZ DE OLIVEIRA
SRA ELIANA GONZAGA DE JESUS
SR ANTÔNIO CARLOS DOS SANTOS VOVÔ
SR MIGUEL ROQUE FILHO
SR AILTON DOS SANTOS FERREIRA
SR GILBERTO ROQUE NUNES LEAL
SRA JOSELITA SAMPAIO ALVES
SRA THAIS RAMOS TRINDADE
SR ALBERTO PITTA E SILVA
SR EDNALDO SANTANA DOS SANTOS