Nova edição da Revista Intolerância Religiosa traz ações do dia 21 de janeiro pelo país

Na foto, Mameto Laura Borges em evento realizado no Unzó Maiala, Salvador (BA). Créditos: Agnes Cajaíba.

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa foi celebrado no último dia 21 de janeiro. Apesar da pandemia e dos protocolos de distanciamento, eventos alusivos à data não deixaram de ocorrer, principalmente nas plataformas virtuais.

A terceira edição da Revista Intolerância Religiosa se dedica a trazer relatos de ações e reflexões sobre o 21 de janeiro pelo país. São 20 artigos elaborados por pesquisadores de estados como Bahia, Pernambuco, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Ceará, Piauí, Espírito Santo, Amapá, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

A editora convidada e vice-presidente da Comissão Laicidade e Democracia da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Christina Vital, ressalta a importância de se renovar as reflexões a respeito do tema e pensar ações conjuntas para combater esse tipo de violência, sobretudo em um contexto de disseminação de ódio.

“O combate a essa retórica [do ódio] se dá a partir da consciência, de campanhas, da reunião de diferentes atores da sociedade levantando a bandeira de que a harmonia, a paz nas sociedades, a justiça são elementos fundamentais para o bem-viver da população de um modo geral. É um elemento fundamental da democracia”, complementa Christina.

A Revista Intolerância Religiosa é editada por KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço e possui caráter político-acadêmico com abordagens interdisciplinares sobre o tema intolerâncias religiosas no Brasil e no mundo. Está inserida nos parâmetros dos debates em torno do Estado Laico, Diversidade e Direitos Humanos.

Confira a edição #3 da Revista Intolerância Religiosa