Direitos de transexuais e travestis na educação popular

31832015760_672644178b_oNo último dia 8, KOINONIA esteve presente na 30ª edição do Curso de Verão, promovido pelo Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (Ceseep). A formação é resultado de um programa de educação popular, de caráter ecumênico e inter-religioso, feito em mutirão por famílias, comunidades, movimentos populares e instituições da  sociedade civil.

Os encontros acontecem anualmente, sempre em janeiro, e desta vez começou no dia 6, na PUC-SP. A proposta é, nas diversas oficinas, estabelecer espaços de partilha de experiências, aprofundamento e revisão de práticas. Tudo com metodologia participativa. Ao final do curso, os inscritos receberam certificado de extensão universitária, outorgado pela PUC-SP e reconhecido pelo MEC.

31365728714_454e81784b_oRepresentada por sua assessora Ester Lisboa, KOINONIA ficou responsável por apresentar o tema “Transbordando cidadania” e o programa Transcidadania, desenvolvido em parceria com a prefeitura de São Paulo e voltado para a garantia dos direitos de transexuais e travestis. Ester destacou a importância de encarar a população T em sua condição de sujeitos políticos. “Atitudes de escuta e de solidariedade são necessárias, para que seja presente a justiça e o pleno direito”, enfatizou.

Neste sentido, a assessora de KOINONIA fez questão de sublinhar o papel inegociável dos direitos no respeito à dignidade humana de grupos vulneráveis, sobretudo, em uma sociedade em que transexuais e travestis são excluídos, exterminados e abandonos à própria sorte.

“Esses direitos têm sido conquistados por meio das lutas sociais. A universalidade dos Direitos Humanos deve estar acima de qualquer quadro de discriminação. Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos”, completou Ester.