Manoela Vianna
KOINONIA lançou mais um número do informativo Fala Egbé, publicação voltada para as comunidades de terreiros de Candomblé de Salvador atendidas por KOINONIA.
Em destaque nesse número a carta de questões e compromissos de ação apresentadas aos candidatos a prefeito de Salvador. Entre os compromissos registrados na carta estão: Garantir as casas religiosas de matriz africana a imunidade de impostos prevista pela Constituição, assim como as igrejas, urgindo todas as providências administrativas para a efetivação desse direito; ampliar a representação das religiões de matriz africana nos conselhos municipais, valorizando os conhecimentos tradicionais trazidos pelas comunidades; Capacitar servidores e órgãos municipais para que ajam sem promover a intolerância religiosa.
O Fala Egbé foi lançado durante a reunião de terreiros atendidos por KOINONIA, realizada no dia 1° de setembro em Salvador. Na ocasião, a carta de compromissos foi apresentada a Hamilton Assis (PSOL); Nelson Pelegrino e Olivia Santana (PT) e Célia Sacramento (PV), vice de Antonio Carlos Magalhães Neto que participaram da reunião se comprometendo com o cumprimento das propostas apresentadas no documento.
O Fala Egbé é publicado desde 2003. A publicação relata as atividades desenvolvidas em Salvador e adjacências por KOINONIA; registra o andamento dos processos jurídicos dos terreiros atendidos, as ações dedicadas à formação para a defesa de direitos, as capacitações para desenvolvimento local e as discussões do conjunto de Comunidades atendidas, para superar a intolerância religiosa. Além disso, reúne informações e dados históricos sobre terreiros participantes, procurando dessa forma contribuir para o reconhecimento e resgate da história dessas comunidades.
Acesse aqui o Fala Egbé 25 e outras edições
http://www.koinonia.org.br/comunicacao-periodicos_egbe.asp