Márcia Evangelista
Arusha, Tanzania, 22 de Outubro de 2010 – Representantes de organizações-membro de ACT Aliança, uma das maiores plataformas de cooperação mútua no campo da ajuda humanitária em nível global, refletiram e deliberaram ao longo dos últimos quatro dias.
A primeira assembleia de ACT Aliança foi marcada por um clima de cooperação e aprendizado mútuo por parte dos participantes. Ao longo do encontro, os/as delegados/as refletiram sobre as diferentes abordagens e iniciativas promovidas pelas organizações-membro da Aliança, nos mais de 100 países onde estão presentes executando trabalhos de ajuda humanitária em situações de emergência, em projetos de desenvolvimento e de incidência pública.
A Assembleia se reunirá a cada quatro anos e é a maior instância de tomada de decisões da Aliança. Em Arusha, o comitê de nomeações recebeu as indicações das diferentes regiões e elaborou uma proposta de junta diretiva ou diretoria (23 membros), que respeitasse equilíbrios de gênero e região. A junta se reúne uma vez por ano.
O Rev. Francisco de Assis da Silva, secretário-geral da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, foi o nome indicado pelos Fóruns brasileiro e sul-americano. Da Silva foi delegado representante de KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço nesta Assembléia, e foi eleito para o cargo de vice-moderador da Aliança.
A nova junta elegeu o comitê executivo, formado por sete membros da junta e seis nomes convidados das esferas de ação de ACT Aliança. Por conta desta conjuntura, a América Latina sai da Assembleia com dois assentos no comitê executivo, pois Humberto Shikiya, secretário executivo do Creas, Argentina, foi convidado a compor o comitê, que se reúne quatro vezes por ano.
Eis os nomes que formam o comitê executivo de ACT Aliança, eleito em Arusha:
Cornelia Füllkrug-Weitzel (Brot für die Welt, Alemanha) – moderadora
Francisco de Assis da Silva (KOINONIA, Brasil) – vice-moderador
Hielke Wolters (Conselho Mundial de Igrejas, Suíça)
Donna Derr (Church World Service, EUA)
Susie Ibutu (National Council of Churches, Quênia)
Paul Valentin (Christian Aid, Reino Unido)
Monijinjr Byapari (
Eberhard Hitzler (Federação Luterana Mundial, Suíça)
Humberto Shikiya (Creas, Argentina)
Dean Triantaflou (IOCC, EUA)
Penina Reveta (TCRS, Tanzânia)
+ 2 assentos ainda a serem preenchidos.
Paralelamente à Assembléia, ACT promoveu um encontro entre 10 coordenadores de fóruns nacionais e regionais. O objetivo do encontro foi oferecer treinamento e troca de experiência aos coordenadores, que têm como principal função estabelecer mecanismos de coerência e eficácia na cooperação entre os membros da Aliança.
ACT Aliança tem 105 organizações-membro, que somam mais de 30.000 funcionários e voluntários trabalhando em mais de 100 países. Juntas, as organizações-membro representam um orçamento combinado de USD 1,5 bilhão. A sede da secretaria executiva de ACT Aliança é em Genebra, Suíça. As organizações brasileiras afiliadas à ACT são a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese), a Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço. No Brasil participam também da Aliança, as agências ecumênicas que atuam no País.
Com informações de Marcelo Schneider