Helena Costa
Durante os cinco primeiros dias de retorno às atividades, os componentes do NAI – Núcleo de Articulação Institucional reuniram-se para articular e programar as ações deste ano.
As discussões sobre a conjuntura política nacional foram úteis para balizar as metas e objetivos a serem alcançados em 2008. Alguns dos temas candentes da agenda nacional devem permanecer em pauta, como a transposição do rio São Francisco e a reação de setores conservadores à luta quilombola.
O NAI concluiu que os resultados positivos de 2007 devem ser mantidos e, na medida do possível, ampliados. Entre eles, a maior visibilidade institucional e o maior entrosamento de toda a equipe. Nesse aspecto, recomenda a manutenção de discussões internas de temas como direitos humanos e gênero, bem como a realização, cada vez mais freqüente, de atividades inter-programáticas.
O Núcleo de Articulação Institucional reúne-se mensalmente para monitoramento, e três vezes ao ano em caráter intensivo. Compõem o NAI:
Ana Gualberto, assessora do programa Egbé Territórios Negros.
Andréa Oliveira, responsável pelo Núcleo de Documentação e Biblioteca.
Anivaldo Padilha, secretário de Planejamento e Cooperação Internacional; assessor do programa Saúde e Direitos e do programa Redes Ecumênicas e da Sociedade Civil.
Ester Almeida, assessora do programa Saúde e Direitos.
Helena Costa, assistente de Comunicação.
Jorge Atilio Silva Iulianelli, assessor dos programas Trabalhadores rurais e Direitos e Ecumenismo, Diálogo e Formação, coordenador adjunto do programa Egbé Territórios Negros.
José Maurício Arruti, consultor do programa Egbé Territórios Negros.
Luciano Alves, assessor Financeiro.
Marilia Schüller, assessora do programa Redes Ecumênicas e da Sociedade Civil.
Rafael Soares, secretário executivo, assessor dos programas Egbé Territórios Negros e programa Redes Ecumênicas e da Sociedade Civil.
Zwinglio Dias, assessor do programa Ecumenismo, Diálogo e Formação; editor da revista Tempo e Presença.