Encontro de quilombolas do RJ

Manoela Vianna

No dia 30 de abril o Programa Egbé Territórios Negros promoverá em Itacuruçá (RJ) o II encontro de comunidades quilombolas do estado do Rio de Janeiro.

O evento faz parte do Projeto Etnodesenvolvimento Quilombola, financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, que tem o objetivo de capacitar comunidades para elaborarem propostas de desenvolvimento sustentável.

O encontro reunirá cerca de cem quilombolas das comunidades de Alto da Serra, localizada no município de Rio Claro; Ilha da Marambaia, localizada em Mangaratiba; e Preto Forro, localizada em Cabo Frio.

Essas comunidades participam do Projeto Etnodesenvolvimento Quilombola, que começou em agosto de 2005 e será finalizado no final desse ano. O primeiro encontro dessas comunidades ocorreu em dezembro de 2005 em Lídice, distrito de Rio Claro.

Uma das atividades do evento será um Ato Público pela titulação das terras quilombolas da Ilha da Marambaia. O Ato é parte da Campanha ‘Marambaia Livre!,’ pela titulação da terra dos quilombolas da Ilha e para tornar pública a violação de direitos humanos sofrida pela comunidade desde 1971, quando a Marinha passou a controlar e administrar a ilha.

Saiba mais sobre as ações da Campanha ‘Marambaia Livre lendo as notícias:

 

Em defesa dos quilombolas da Marambaia

Seminário pela campanha da Marambaia

Manifesto pela titulação das terras quilombolas da Marambaia

 

Tags: No tags