Atlas

Feital - RJ

História:

Segundo os habitantes da região, Piedade, bairro onde o quilombo Feital está localizado, era uma porta de entrada ilegal de escravos no Rio de Janeiro e também um local de resistência. No bairro existia também a Praça do Leilão, que funcionava como porto de embarque e desembarque de escravos após a proibição do tráfico negreiro a partir de 1831.

Origem do nome: Nome herdado da antiga fazenda que deu origem à comunidade, Fazenda Feital.

Processo:
  - Certificada

Município / Localização: Magé

Número de famílias: Em torno de 20 famílias.

Percentual de jovens e de idosos: Maior parte jovens e idosos.

Estágio no processo e regularização territorial: Certificada pela Fundação Cultural Palmares em 08 de novembro de 2018 - Processo: 01420.00000406/2001-01

Condições sociais: Atualmente, a comunidade enfrenta diversos desafios, como por exemplo, a existência de uma única creche no bairro, o que obriga as crianças a se deslocarem até outras áreas para avançar nas etapas escolares. Além disso, têm sido recorrentes os relatos dos moradores sobre o aumento da criminalidade na região.

Condições econômicas: Muitos moradores já viveram da pesca e também da coleta de caranguejos nos mangues da região. Atualmente, apesar da venda dos pescados nas feiras locais aos sábados, a baixa quantidade de peixes têm forçado os/as moradores/as a trabalhar na cidade do Rio de Janeiro.

Redação: Valéria Lourenço

Pesquisas: Comunidade Remanescente de Quilombo Feital e Valéria Lourenço.

Verbete atualizado em 30/05/2023


<< Voltar para listagem de comunidades