Atlas

História

Cabral - RJ

A comunidade remanescente de quilombo do Cabral está localizada no município de Paraty próximo ao centro histórico da cidade e a outras comunidades tradicionais como: caiçaras, aldeias indígenas Guarani e o quilombo do Campinho da Independência.

Além disso, o quilombo do Cabral está situado dentro da Área de Proteção Ambiental Cairuçu, na Baía da Ilha Grande, local de maior concentração de Mata Atlântica no Rio de Janeiro.

O quilombo é formado por cinco núcleos familiares: os Lucas, os Alves, os Angélica (conhecidos como Cabral), os Rosa e os herdeiros de Benedito Evêncio. Todos esses grupos descendem direta ou indiretamente de uma mesma ancestral chamada Francisca Alvarenga.

No século XIX, Francisca Alvarenga era casada com Francisco Alves. O casal era proprietário de várias fazendas na região, entre elas destacam-se: fazenda Rio dos Meros, fazenda Engenho D´Água e fazenda da Caçada. Parte desta última corresponde ao território reivindicado pelos quilombolas de Cabral.

De acordo com a memória da comunidade, quando Francisca ficou viúva e a fazenda entrou em decadência, ela doou as terras aos seus filhos e aos escravizados que viviam por lá. Apesar da doação, a garantia do território que essas famílias ocupam desde o século XIX não tem sido uma tarefa fácil, muitos encontraram dificuldades na hora de regularizarem suas escrituras. Essa situação de herança não partilhada fez com que os herdeiros mantivessem a unidade do grupo.

Na década de 1970, com a abertura da rodovia Rio-Santos, os conflitos fundiários tornaram-se mais intensos e regulares na região como um todo. A construção da autoestrada atraiu a chagada de grileiros e aumentou a especulação sobre as terras do sul fluminense.

Foi assim que, em busca de garantirem a terras herdadas de Francisca Alvarenga no século XIX, a comunidade se autodeclarou remanescente de quilombo, foi certificada pela Fundação Cultural Palmares em dezembro de 2008 e iniciou processo de titulação d território no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) – o qual ainda está em curso.



<< Voltar para listagem de comunidades