“Os diálogos internos acima relatados indicaram uma atualização dos temas transversais, que são tratados por KOINONIA como aqueles que incidem sobre todas as práticas institucionais e os seus objetivos. São em si um critério de monitoramento metodológico permanente.”

Os diálogos internos acima relatados indicaram uma atualização dos temas transversais, que são tratados por KOINONIA como aqueles que incidem sobre todas as práticas institucionais e os seus objetivos. São em si um critério de monitoramento metodológico permanente. As temáticas transversais para os anos de 2022 a 2027 são as seguintes, formuladas como promoções imperativas da ação: Antirracismo, Ecumenismo Anti-fundamentalista e Justiça de Gênero. 

O primeiro é um processo em construção a ponto de termos plenamente inserido, inclusive com uma política antirracista nos próximos 3 anos. O segundo e terceiro são temas/critérios já incorporados a nossas práticas e objetivos, que buscaremos atualizar a cada conjuntura.


Notícias sobre as ações

WhatsApp Image 2024-06-14 at 10.36.55

I Encontro Estadual do Movimento pela Soberania Popular na Mineração reúne 200 pessoas em Salvador

O encontro teve como principais objetivos a) proporcionar uma troca entre as comunidades em conflito com o modelo mineral vigente; b) incentivar a articulação política de diversos setores e organizações críticas a esse modelo; c) denunciar os impactos causados pela exploração de minério; d) e propor alternativas para superá-los, além de fortalecer a organização do movimento.

Atualmente a Somália vive situações de calamidade humanitária por consequência de desastres naturais, como as secas multi-sazonais que acontecem em vários períodos climáticos do ano. Foto: https://infolliteras.com/

O curso das “outras” guerras

Além das tragédias que já vitimizaram 34 mil palestinos e palestinas em guerra contra Israel e a imigração de 6,4 milhões de refugiados/as ucranianos/as, poucos ouvimos sobre as 1,5 mil mortes de pessoas no Haiti vítimas da violência armada somente neste ano de 2024. Também não escutamos nos rádios, canais televisivos e mídias sociais a respeito do risco de morte pela desnutrição aguda que aflige mais de 214 mil somalis. A ausência destes e tantos outros conflitos no fluxo informacional da mídia dispersa a nossa reflexão e prejudica nossa capacidade de agência como sociedade civil.