Tempo e Presença

07/11/2014

n 301, set./out. 1998.

Sumário

          Unidade

05      50 ANOS GESTANDO O ECUMENISMO    Zwinglio Mota Dias

          Testemunha

10      MEIO SÉCULO DE COMPROMISSO ECUMÊNICO    Jether Pereira Ramalho

          Memória

14      ESTUÁRIO DO MOVIMENTO ECUMÊNICO  

          Contramarchas

16      O NÃO ECUMENISMO NO BRASIL    Antônio Gouvêa Mendonça

          Diálogo

19      DO MICROECUMENISMO    Paulo Botas

          Reflexão

23      A CASA E A GRAÇA    Odair Pedroso Mateus

          Proclamação

25      ECUMENISMO PARA O NOVO MILÊNIO    Paulo Ayres Matos

          Celebração

28      MEDELLÍN: IGREJA E SOCIEDADE. ELEMENTOS PARA UM BALANÇO   Francisco Catão

          Saudação

32      DIREITOS HUMANOS, DIREITOS DAS GENTES, DIREITO DE SER GENTE   Jorge Atílio Silva Iulianelli

          Documento

36      O ENDIVIDAMENTO BRASILEIRO E A REFLEXÃO DAS IGREJAS CRISTÃS    Guilherme Delgado

          Rubem Alves

38      O FOGO ESTÁ CHEGANDO ...

          Recessão

40      CRISE DA ÁSIA OU DO CAPITALISMO?   Antônio Martins

          Crônica

45      OS ESPETÁCULOS RECOMEÇAM AMANHà  Carlos Cunha

          Koinonia

47      ITAPARICA URGENTE !

O tema deste número nos é particularmente precioso. Estamos celebrando a trajetória do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), que é internacional, mas que só se realiza plenamente nos planos regional e local. KOINONIA, como de resto todas as Entidades Ecumênicas de Serviço, considera-se parte integrante dessa caminhada, quer em virtude dos trabalhos, esforços e ênfases comuns, quer pela biografia dos quadros que a integram e que pagaram e ainda pagam o preço pela militância ecumênica.

Dentro dos limites de nossas páginas, buscamos reavivar a memória dessas últimas décadas de luta e testemunho, marchas e contramarchas. Foram tempos em que muitos se empenharam na realização de intenções teológicas, políticas e culturais de cunho ecumênico, a despeito dos

grandes obstáculos. Por isso mesmo, não poderíamos deixar de reproduzir o trabalho de Antonio Mendonça que nos remete aos ditos obstáculos; nem de registrar a participação do CMI nos tempos de vigência dos regimes de Segurança Nacional.

Não poderíamos deixar também de olhar para o futuro. Assim sendo, concluímos o bloco temático com um artigo-mensagem de Paulo Ayres, presidente de KOINONIA. O artigo do Frei Paulo Cezar concernente ao diálogo inter-religioso, reafirma a visão prospectiva da nossa instituição com respeito ao estado da questão ecumênica na atualidade.

Temos outros motivos para celebrar. Destacam-se: os trinta anos da Assembléia de Medellín, que contribuiu para alterar definitivamente o perfil do cristianismo continental, concluindo a dimensão profética e libertária ao primeiro plano; os cinqüenta anos da Declaração Universal do Direitos do Homem, a tentativa de se obter uma paz duradoura entre todos os povos e que precisa ser renovada a cada geração.

Além disso. alguns temas estruturais e conjunturais recebem o tratamento específico que bem merecem, tanto por meio dos artigos didáticos e/ou informativos quanto pela sensibilidade dos nossos cronistas. Esperamos ter transmitido nossa alegria por ainda poder celebrar esses avanços históricos em favor de um mundo mais humano e assim, mais próximo da imagem e semelhança divinas.




Faça o download: Tempo-e-Presenca_301.pdf



« Voltar

Compartilhar...



Pesquisar...

 
Busca detalhada