Trabalhadores rurais2
O programa busca a garantia dos direitos dos camponeses no Brasil. Discute a questão agrária e o modelo dominante de desenvolvimento agrícola, articulando ações em torno destes temas.

Mantém prioritariamente iniciativas de mobilização da juventude rural para enfrentar qualquer forma de discriminação; as dificuldades de acesso à terra; e o desafio se constituírem como sujeitos do desenvolvimento rural sustentável.

Outra frente do programa é a de construção participativa de alternativas democráticas para os trabalhadores que cultivam plantas qualificadas como drogas ilícitas, dados os impactos letais da atual política repressiva de drogas no campo.

As iniciativas e projetos vinculados ao programa visam enfrentar as violações de direitos dos camponeses no Brasil, tanto em relação à questão agrária quanto ao modelo dominante de desenvolvimento agrícola, impróprio para a agricultura familiar.

PROJETOS E INICIATIVAS

Agentes culturaisFormação de agentes culturais | Investe no potencial dos jovens para movimentar a produção cultural nas cidades de Paulo Afonso, Delmiro Gouveia e Salvador, todas na Bahia. Seu objetivo é, por meio das iniciativas criadas pelos próprios jovens, contribuir para a superação do racismo ambiental e da intolerância religiosa.




Drogas 3Drogas e violência no campo |
 Conjuga produção de conhecimento e incidência sobre a política de drogas do Estado brasileiro, com o objetivo de ultrapassar o paradigma proibicionista. A iniciativa se concentra em pesquisas e difusão de informações e conhecimentos sobre o tema, sobretudo, entre as comunidades rurais diretamente impactadas.