• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Niterói cria Órgão Municipal pela Promoção da Liberdade Religiosa

Por: Pedro Rebelo

A primeira Comissão Municipal de Promoção da Liberdade Religiosa no Estado do Rio de Janeiro foi criada em Niterói. A medida é fruto da mobilização da sociedade civil na luta contra a intolerância religiosa.

A Comissão foi instaurada na noite de quarta-feira, 19 de maio, pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Niterói, em cerimônia realizada na sua sede. O evento contou com a presença de lideranças religiosas e políticas que reforçaram a importância deste órgão para o Município de Niterói.

De acordo com o Reverendo Daniel Rangel, sacerdote anglicano, da Paróquia de Todos os Santos, localizada no município de Niterói, embora esta comissão tenha sido pensada anteriormente, ainda não tinha sido posta em prática, até que o atual secretário reuniu lideranças religiosas [de diferentes tradições] para tornar a comissão uma realidade.

Em sua visão esta comissão terá um papel fundamental no combate à intolerância religiosa praticada, principalmente, contra as religiões de matriz africana na região, podendo ajudar municípios vizinhos, como São Gonçalo, apesar da autonomia de cada município.

A comissão é composta por vinte membros, entre titulares e suplentes, sendo cinco indicados pela prefeitura e quinze oriundos da sociedade civil, sem vínculo administrativo ou empregatício com a prefeitura. Na comissão estão representados diversos credos religiosos através de representantes que terão gestão por dois anos, podendo ser prorrogada por mais dois, em processo eletivo.

“Umbandistas, católicos, candomblecistas, evangélicos, judeus, espíritas, luteranos, indígenas… Todos juntos para combater a intolerância religiosa e promover a cultura do respeito e da paz!”

Destacou o secretário Raphael Costa nas redes sociais.

A Comlir, atuará como instância colegiada de cunho consultivo e propositivo aos órgãos públicos da cidade com o intuito de pautar políticas de promoção da liberdade religiosa e combate à intolerância. As reuniões ordinárias ocorrerão regularmente em espaço próprio na SMDH.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo