• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Comunidade quilombola recebe curso de capacitação em Quissamã

Agentes da Comunidade Quilombola da Fazenda Machadinha, em Quissamã, no Norte Fluminense irão receber um curso de capacitação. O objetivo é ampliar e fortalecer as potencialidades locais em desenvolvimento criativo e tecnologias sociais. A aula inaugural da “Capacitação em Desenvolvimento Local Criativo” será realizada nesta quinta-feira (18).

O curso é presencial, distribuído em 4 módulos e acontecerá das 18h30 às 21h30, no Memorial da Fazenda Machadinha. Poderão participar moradores das localidades do Sítio Boa Vista, Mutum, Fazenda Machadinha, Sítio Santa Luzia e Bacurau. Haverá transporte saindo dessas comunidades para o local.

A capacitação será promovida pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com o Ministério da Cultura (MINC), através do projeto “Prospecção e Capacitação em Territórios Criativos”, com apoio da Prefeitura de Quissamã, através da Coordenadoria de Cultura e Turismo.

A coordenadora do projeto Territórios Criativos local, a professora Raimunda Soares, conta que esta Capacitação teve início com a visita guiada de moradores da Fazenda Machadinha ao Quilombo do Campinho em Paraty, em novembro de 2015. “Na ocasião houve trocas de conhecimentos tradicionais, roda de conversa e visita a espaços coletivos do Quilombo de Paraty administrados pelos próprios quilombolas, como o restaurante do Quilombo, a loja de artesanato e o viveiro agroecológico”, explicou.

“Como fruto desta primeira atividade podemos sinalizar o incentivo aos moradores de Machadinha na abertura da loja de artesanato quilombola, inaugurada no final do mês de janeiro deste ano, que tem como objetivo divulgar a produção local e gerar renda a seus moradores. A loja tem sido administrada de forma coletiva e é aberta a artesãos das cinco comunidades que compõem o Complexo Histórico da Fazenda Machadinha”, destacou Raimunda.

Módulos
A Capacitação em Desenvolvimento Local Criativo será oferecida nos seguintes módulos: Agricultura Familiar e agroecologia, nos dias 19 e 27 de fevereiro; Fazer Comunitário: gestão de espaços coletivos, associativismo e legislações afins, em 22 e 23 de fevereiro; Patrimônio Cultural e formulação de projetos (2 e 3 de março); e Turismo de Base Comunitária, no dia 5 de março.
O coordenador de Cultura e Turismo, Valdeí dos Santos, destacou que a administração municipal tem incentivado e apoiado a comunidade do Quilombo Machadinha nas atividades que vem sendo desenvolvidas em parceria com o Projeto Territórios Criativos.

"Nosso compromisso é contribuir para o bem-estar de todos os moradores da comunidade, além de trabalharmos juntos para que eles possam desenvolver atividades como o artesanato e a culinária, e com isso, gerar renda e consequentemente estimular e fomentar o turismo na localidade", salientou o coordenador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo