• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Quilombolas recebem ação pelo resgate e identidade de valores

Com o objetivo de valorização e busca pelo resgate da identidade e valores dos moradores da Comunidade Quilombola Tabuleiro dos Negros, várias ações foram realizadas neste final de semana.

O projeto, que foi realizado na Escola Municipal Santo Antônio, contou com o envolvimento direto dos parceiros, que desenvolveram atividades significativas em prol da Comunidade Quilombola.

A diretora da escola, professora Maria Ivaneide Matias, destacou que durante o mês de novembro a escola vemdesenvolvendo um projeto que envolve os alunos, professores, pais e responsáveis, com objetivo de resgatar a identidade e valorizar os saberes e fazeres dos quilombolas.

Já Maria Salete Santos, Presidente da Associação de Moradores local, mobilizou a comunidade em torno do projeto, sendo uma figura decisiva para o sucesso das atividades realizadas no dia. Graças a sua dedicação, a comunidade organizou um lanche feito com muito carinho e pratos típicos como bolo de milho, mungunzá, tapioca e outras guloseimas maravilhosas. Trouxeram também o Guerreiro, que emocionou os participantes, pelo entusiasmo e dinamismo da apresentação, resgatando a tradições locais.

A Escola Santo Antônio não ficou de fora. Os alunos receberam os visitantes, apresentando uma coreografia da Música Pérola Negra, que em sua letra destaca a beleza e a riqueza desse povo forte e guerreiro. Apresentaram também a inocência e a delicadeza de ser criança, numa cantiga de roda, destacando a importância da transmissão dos saberes de geração para geração.

A Faculdade Raimundo Marinho de Penedo, também esteve presente com o Núcleo de Extensão – NEX, representado pela sua coordenadora professora mestra Márcia Brito Nery Alves e o Núcleo de Prática Jurídica – NPJ, representado pela sua vice coordenadora Karlinne Laianne Cordeiro Santos, que apresentou seus objetivos para a comunidade, destacando uma série de serviços gratuitos que são disponibilizados à população de baixa renda, a exemplo de: Ação de alimentos; Ação de guarda; Ação de divórcio consensual e litigioso; Tutela; Curatela; Ação de investigação de paternidade; Ação de execução de alimentos; Ações do consumidor; Ação de reconhecimento e dissolução de união estável, entre outras. Os alunos do 10º período de Direito também marcaram presença no evento.

O Instituto Federal de Alagoas realizou uma série de atividades com a participação ativa de professores e alunos do Campus Penedo. Trouxeram parceiros como o grupo de Capoeira Mandingueiro, Grupo de hip hop, oficinas de dança e turbantes, show de química. Houve também a apresentação do Coral do IFAL e a exibição de um documentário.

Muito ainda pode e deve ser feito, com o objetivo de resgatar e valorizar a identidade do Território Quilombola no Tabuleiro dos Negros.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo