AL realiza primeiro casamento coletivo com maioria dos noivos quilombolas
A realização de um
A solenidade civil e a benção religiosa reuniu cerca de seiscentas pessoas, entre noivos e familiares, e contou com a parceria do Governo do Estado, por
A
Rosinha também aproveitou o momento para falar dos
Para a juíza Joyce Araújo, que realizou o casamento, o momento é histórico. "Este evento é muito importante, pois representa o olhar de valorização do Estado para estas comunidades", destacou ela.
Para o casal de agricultores Josefa da Conceição, de 51 anos, e Lourival da Silva de 54, esta foi uma grande oportunidade de realizar o sonho do casamento. "Já vivemos juntos há 35 anos, sempre tivemos vontade de casar, de ficar tudo certinho, e agora nos apareceu a oportunidade. Estamos muito emocionados", disse o agricultor.
Durante a bênção religiosa, a pastora Siméa de Souza, da Paróquia Anglicana de Olinda (PE), também ressaltou o momento. "Isso é casamento saudável, sociedade saudável, contribuindo para um mundo melhor". Além dos poderes públicos, ONGs – como Visão Mundial, SOS Global, Associação Missão Esperança, Instituto Irmãos Quilombolas e Igreja Batista de Água Branca, em São Paulo -, estiveram empenhados na realização do evento.
A celebração contou com apresentações de danças e do grupo Mmsical da Visão Mundial, além de diversas lideranças quilombolas e o prefeito da cidade, Marcelo de Souza, e secretários municipais.