• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Famílias do Quilombo de Praia, em Matias Cardoso, se organizam e resistem

As  famílias quilombolas oriundas das comunidades da Vereda, Canabrava, Porto de Matias, Praia e Ilha da Curimatã, do quilombo de Praia, município de Matias Cardoso, Norte de Minas, que retomaram seu Território Tradicional em 5 de julho de 2015, vêm se organizando e resistindo às constantes  ameaças e intimidações.

No território retomado permanece um ex-empregado, o Senhor Zezito,  que insiste em ficar no local. Depois de uma longa conversa junto às famílias quilombolas acampadas, o mesmo decidiu ficar do lado  da empresa e de funcionários da mesma.  Situação bastante preocupante, que  vem causando grandes transtornos para as famílias de todo o Quilombo.

Ante o  acirramento do conflito e esgotando as possibilidades do diálogo, no dia 9 de outubro de 2015 as famílias oriundas das cinco comunidades quilombolas do Quilombo de Praia acamparam em volta da casa do Senhor Zezito exigindo a sua saída  até que a situação seja resolvida.

Imediatamente as famílias foram surpreendidas com a chegada de duas PMs da  Polícia Militar de Matias Cardoso, um Guarda Municipal e o Arrendatário na Fazenda Vila Bela. Os policiais chegaram em uma Caminhonete Estrada e uma D20 dos proprietários fazendeiros vizinhos do território retomado, e não em suas viaturas. O que causou muita estranheza e indignação a todos ali presente.

O Quilombo de Praia continua aguardando a posição do INCRA e da SPU na regularização de seu território, além  do posicionamento dos proprietários que até o momento não se manifestaram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo