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A temática quilombola (retificão)

No relatório preliminar sobre a temática quilombola elaborado por Alainaldo Onofre Cardoso e pelo professor, pesquisador e orientador José Maurício Andion Arruti foi apontado um equívoco no último parágrafo da página oito. Desta forma, utilizamos este meio de comunicação para retificar os erros segundo informações abaixo segundo a professora e pesquisadora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Dinalva de Jesus Santana Macêdo, que seguem:

 
Observações:
 
Na página 8 do relatório a informação trata da minha pesquisa Macêdo (2008) e não de SILVA (2004). Nesse sentido, existe equívoco no nome da pesquisadora e ano, como também da comunidade onde se realizou a pesquisa.
Vejam informações.
 
A pesquisa de Silva (2004), intitulada: Projeto Educacional do Quilombo Asantewaa: uma alternativa possível? Teve o objetivo de compreender as ações pedagógicas no que se refere a sua contribuição com a construção da identidade e o fortalecimento da auto-estima das mulheres negras.
 
E a pesquisa de Macêdo (2008), investigou a influência do currículo escolar na construção da identidade étnico-racial dos educandos quilombolas da Comunidade negra rural quilombola Araçá Cariacá, situada no município de Bom Jesus da Lapa, BA.
 
Portanto, no último parágrafo da página oito do relatório a informação está equivocada a pesquisa é de Macêdo (2008).
 
Errado:
 
SILVA (2004) investigou a influência do currículo escolar na construção da identidade étnico-racial dos educandos quilombolas da Comunidade Asantewaa e concluiu que a escola demonstra desejo e preocupação para trabalhar a história e a cultura da comunidade,  todavia, não consegue questionar e transgredir o currículo oficial com o intuito da sobreposição dos conteúdos tradicionalmente valorizados pelos estabelecimentos de ensino.  Portanto, esta não acolhe as especificidades étnicas e culturais dos alunos que atende e propaga um currículo mono cultural e hegemônico que discrimina e exclui esta juventude perpetuando o silenciamento das culturas socialmente marginalizadas no processo educacional.
 
Correto
 
MACÊDO (2008) investigou a influência do currículo escolar na construção da identidade étnico-racial dos educandos quilombolas da Comunidade Araçá Cariaçá, localizada no município de Bom Jesus da Lapa, BA e concluiu que a escola demonstra desejo e preocupação para trabalhar a história e a cultura da comunidade, todavia, não consegue questionar e transgredir o currículo oficial com o intuito da sobreposição dos conteúdos tradicionalmente valorizados pelos estabelecimentos de ensino.  Portanto, esta não acolhe as especificidades étnicas e culturais dos alunos que atende e propaga um currículo mono cultural e hegemônico que discrimina e exclui esta juventude perpetuando o silenciamento das culturas socialmente marginalizadas no processo educacional.
 
Acesse:
 
 
Dissertação Dinalva de Jesus Santana Macêdo:

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