Seminário discute questões agrárias em Mato Grosso do Sul
A Comissão Pró Tribunal Popular da Terra em Mato Grosso do Sul (MS), integrada por varias entidades, organizações sociais e políticas e a Coordenação do Curso de História da Universidade católica Dom Bosco (UCDB) vêm preparando o seminário O Estado brasileiro e a luta pela terra em MS: camponeses indígenas e quilombolas – aspectos históricos, sociais, culturais e jurídicos – que se realizará em 24 de setembro no Anfiteatro do bloco A da UCDB na capital, Campo Grande. A programação é aberta ao público.
Noinício do seminário se apresentará o livro Tribunal Popular da Terra: O Estado Brasileiro no Banco dos Réus. Depois se terá a palestra de abertura com o tema: Justiça no campo e projetos desenvolvimentistas, a cargo de Rosemeire de Almeida Profª Drª da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS/Campus de Três Lagoas).
Na sequência a palestra: A dignidade humana e a função social da propriedade; que será desenvolvida por Marco Antônio Delfino de Almeida, procurador da república do Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul (MPF/MS). Além disso, serão desenvolvidas três mesas redondas com os eixos: trabalhadores do campo/sem terras, indígenas e quilombolas. Grupos de Trabalho (GTs) serão formados pelos participantes doseminário após as palestras, debates e mesas redondas.
<O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>