• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Seminário Diversidade Cultural em Campo Grande

Promover e proteger as Expressões Culturais

Os gestores públicos e privados da área cultural da região Centro-Oeste participam até sábado, dia 7, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, do 4  Seminário Diversidade Cultural – Entendo a Convenção sobre a Proteção de Diversidade das Expressões Culturais. O evento, que está sendo realizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Identidade e Diversidade Cultural (SID/MinC), em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) tem como objetivo desenvolver atividades que propiciem conhecimento e integração dos gestores com a Convenção adotada na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2005 e promulgada no Brasil em 2007 pelo Decreto-Lei 6.177.

“A ideia é difundir a Convenção para que os gestores entendam o documento, além de fazer um intercâmbio das diversas culturas de toda a região”, observou o Secretário de Identidade e Diversidade Cultural do Minc, Américo Córdula, que participou da abertura oficial do seminário, nesta sexta-feira, 5 de novembro, e foi um dos palestrantes do dia quando discorreu sobre como as políticas públicas de cultura e de educação no Brasil estão respondendo aos desafios da Convenção. O tema debatido na sexta-feira abordou os Artigos 5, 6, 7 e 8 que tratam dos direitos e obrigações dos países que integram a Convenção, principalmente as medidas que devem ser tomadas para a promoção e para a proteção das expressões culturais.

Para o Secretário da SID/MinC, o encontro permitirá também uma troca de experiências desenvolvidas nos estados e municípios da região para a proteção da cultura característica do local. “Os estados já têm a compreensão da Convenção e participam dos nossos editais, mas queremos que as secretarias estaduais entendam essa Convenção de maneira mais profunda para levá-la também aos municípios mais longíquos. Este seminário vai propiciar isso”, justificou Córdula.

Segundo ele, o evento servirá ainda como um encontro preparatório da Conferência Estadual de Cultura que acontecerá, no dia 13, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e dia 14, em Cuiabá, Mato Grosso. “Essa região é muito conhecida pela sua biodiversidade. Mas precisamos divulgar a sua diversidade cultural, como a música, a comida e o artesanato, que ainda não é muito conhecida no Brasil”, lembrou o secretário. ”O Seminário ajudará na divulgação das políticas públicas voltadas para a proteção e promoção da diversidade cultural que tem como principais produtores os artistas das comunidades mais simples do país”, concluiu.

O 4º Seminário Diversidade Cultural conta com a presença de convidados da Fundação de Cultura de Campo Grande e do Mato Grosso do Sul, da Universidade Federal da Grande Dourados, do Ponto de Cultura Teko Arandu (MS), do Pontão de Cultura Guaicuru (MS), do Coletivo Espaço Cubo Cultural (MT), do Projeto Internacional Under 40 (SP) e do Instituto Homem Pantaneiro (MS).

A Secretaria de Identidade e Diversidade Cultural do Minc, já realizou três seminários com o objetivo de divulgar a Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais. O primeiro, voltado para os gestores da região Sudeste, aconteceu no mês de junho, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O segundo foi realizado em Sousa, na Paraíba, reunindo gestores públicos e privados de cultura de toda a região do semiárido nordestino, incluindo cidades da Bahia, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, além da Paraíba. A terceira edição, voltada para os gestores de cultura da região Norte, aconteceu em Boa Vista, Roraima, no mês de agosto. O próximo será realizado em São Paulo com a parceria do Instituto Itaú Cultural nos dias 16 e 17 de novembro.

Informações pelo telefone: (67) 3317-1792.

Acompanhe  o blog do Seminário da Diversidade Cultural.

Heli Espíndola – Comunicação/SID

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo