• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Vídeos trazem a história de luta do quilombo Família Silva

O Quilombo Família Silva recebeu do Incra a titulação de sua área no último mês de setembro, tornado-se o primeiro quilombo urbano reconhecido no país. Mas essa luta é antiga. Os vídeos a seguir trazem em depoimentos um pouco dessa história, inclusive a filmagem do dia da titulação. Os vídeos foram produzidos pelo Coletivo Catarse.

A Catarse esteve na Festa de Titulação do Quilombo da Família Silva, o primeiro quilombo urbano titulado do Brasil, e fez um registro simples (com duas máquinas fotográficas digitais) sobre este dia histórico para a sociedade brasileira:

http://coletivocatarse.blogspot.com/2009/09/quilombo-da-familia-silva-primeiro.html

Em 2007, o Coletivo registrou para a Radiobrás e TV Brasil numa reportagem curta para o telejornal, a história de resistência do Quilombo Família Silva. Depois, a Agência Brasil montou o web-documentário interativo Nação Palmares, sobre a situação dos quilombolas em todo o Brasil, que incluiu também a matéria sobre os Silva. Este trabalho recebeu em 2008 o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos na categoria internet. Você pode assisti-los aqui:

http://coletivocatarse.blogspot.com/2008/10/catarse-integra-equipe-que-ganhou.html

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo