• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

XXVI Semana da Consciência Negra no estado

XXVI SEMANA DA COSNCIÊNCIA NEGRA NO MARANHÃO.

VALEU ZUMBI DOS PALMARES !

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

A data foi escolhida como forma de homenagear o grande líder Zumbi dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695. O Dia da Consciência Negra tem como objetivo lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594), assim como as condições de exclusão que vive hoje.

Algumas entidades do Movimento Negro Brasileiro organizam eventos políticos, educativos e culturais onde possa atingir principalmente crianças, adolescentes e jovens negros e negras, que tem sido alvo de atitudes discriminatórias e preconceituosas que marcam de forma bastante violenta suas vidas. Procura-se evitar assim, o desenvolvimento de sentimento negativos de si mesmo, interiorizados a partir de atitudes da sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: as terras de quilombos, ações afirmativas, auto-estima do negro (a), inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, discriminação racial por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro, desenvolvia ações somente na data alusiva ao 13 de Maio – Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a generosidade da princesa Isabel, mulher branca e grande redentora do povo negro, que não faz referencia  a luta dos grandes guerreiros e guerreiras na luta pela liberdade de seu povo.

A semana de comemoração do dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra, em homenagem a luta do grande herói negro nacional Zumbi dos Palmares.

A lei N.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, e que tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Com isso, os professores e professoras devem inserir em seus programas, atividades escolares sobre os seguintes temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.

Não podemos esquecer também que no dia 05 de outubro de 2008 a Constituição Federal Brasileira de 1988 completou 20 anos. Para o movimento negro brasileiro (em especial para o Centro de Cultura Negra do Maranhão-CCN/MA e para o Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará-CEDENPA) foi uma data muito importante, pois com a iniciativa desta duas entidades e com o apoio do Movimento Negro do Rio de Janeiro, foi possível garantir na Constituição Federal o Artigo 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitória (ADCT), que garante a Titulação definitiva das Terras de Quilombos no Brasil.

O Movimento Negro Brasileiro teve uma vitória importante no momento em que se articulou para assegurar, na Carta Magna de 1988, a reivindicação das comunidades negras rurais, resultando na seguinte redação: Art. 68 ADCT – Aos remanescentes das comunidades dos quilombos que estejam ocupando suas terras é reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os títulos respectivos.

A escolha dessa data tem um significado importante, pois, em 20 de novembro de 1695, Zumbi – líder do Quilombo dos Palmares- foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares.

Então, comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra nessa data é uma forma de não só homenagear, mas também, manter viva em nossa memória essa figura histórica que para nós representa o grande herói das conquistas e lutas pela liberdade do povo negro no Brasil. 

As estatísticas sobre os brasileiros ainda espelham desigualdade racial e social entre a população de brancos, pretos e pardos. Por isso, é importante a sociedade brasileira refletir sobre esse processo de exclusão, que não deve ser uma preocupação somente dos negros e das negras, mais de todos (as) que lutam por uma sociedade mais justa e humana. Devemos continuar lutando pelos direitos conquistados ao longo desses 30 anos de história do movimento negro organizado no Maranhão.

170 ANOS DA BALAIADA NO MARANHÃO

VALEU NEGRO COSME !

CCN – 29 ANOS DE LUTA E HISTÓRIA

AXÉ POVO NEGRO!

Fonte de Pesquisa: Centro de Cultura Negra-CCN-MA/Projeto Vida de Negro-PVN e Projeto Quilombo Resistência Negra-PQRN, São Luís(MA), novembro/2008.

PROGRAMAÇÃO PARCIAL DA XXVI SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO MARANHÃO

PERÍODO : 19 A 29 DE NOVEMBRO DE 2008

 

DATA

 

HORÁRIO

 

ATIVIDADE

 

LOCAL

 

 

 

17 A 21/11

07:00 – 09:00

 

09:00 – 17:00

 

 

Matutino

Vespertino e Noturno

Entrevista nos Meios de Comunicações de São Luís;

 

Exposição Artística dos Materiais e Publicações do CCN;

 

Palestras nas escolas públicas e particulares

Tema: Os Heróis Negros e Negras da História Afro-Brasileira.

 

TV’s , Rádios  e Jornais

Sede do CCN (Rua dos Guaranis s/nº Bares – João Paulo)    

20/Novembro

09:00 às 18:00

Seminário Mulher Negra no Mercado de Trabalho –  Violência Doméstica: Um Duplo Dividendo da Sociedade

 

Organização: Grupo de Mulheres Negras “Mãe Andresa”  e Centro de Formação para Cidadania-AKONI.

Auditório da Faculdade de Arquitetura/UEMA, (Rua da Estrela – Projeto Reviver-Centro)

21/11

20:00

IIº Punga de Tambor  de Crioula

Sede do CCN-MA  

21/11

16:00

III Marcha da Periferia de São Luís

Organização: Movimento Hip Hop do Maranhão – Quilombo Urbano

Praça Deodoro para Praça João Lisboa – Centro

 

22/11

 

08:30 – 17:30

 

21:00 h.

 

Exposição dos Materiais dos Projetos  do CCN

 

IIº Ritmos e Dança no Ilê D’Odé

 

Sede do CCN

21 e 22/11

09:00 às 17:00

I Seminário Sobre Trabalho Escravo no Maranhão

 

Organização: Instituto Trabalho Vivo – Maranhão

Auditório do Parque Bom Menino – Centro

 

 

24 a27/11

 

 

08:30 – 17:30

08:00 – 11:00

14:00 – 17:00

 

Cont. Exposição dos Projetos do CCN;

Palestra CRER – Pólo Anjo da Guarda e Vila Embratel

Palestra CRER – Pólos Cepromar  e do CCN

 

CCN

        

        

 

28/11

 

19:00 hs

 

II ª Maratona Cultural –Negro responde ou passa

 

CCN

 

29/11

 

19:00 hs

 

V Mostra de Música do Bloco Afro Akomabu, para o Carnaval de 2009

 

CCN

 Dia 28/11

 

 Dia 29/11

18:00 às 21:00

 

08:30 às 18:00

I Seminário Tambor de Mina: Falar Voduns do Maranhão para Brasil (Religião de Matriz Africana);

 

Organizado: Associação Cultural Axé das Yabás –  Bairro da Fé em Deus.

Auditório do Praia Mar Hotel – Praia da Ponta da Área

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo