Todo dia deveria ser 21 de janeiro: KOINONIA na Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa no Rio de Janeiro

Por Pedro Rebelo

No Rio de Janeiro KOINONIA compôs as Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, promovida pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR). Na ocasião KOINONIA conduziu duas atividades: o lançamento da quinta edição da Revista Intolerância Religiosa e o lançamento do vídeo “Racismo e Intolerância Religiosa: um debate público”.  

Com o tema “Religiões e Democracia: Eleições 2022”, a revista teve como proposta um aprofundamento no debate acerca do protagonismo que o fundamentalismo religioso exerceu no cenário eleitoral de 2022. A edição contém reflexões e artigos formulados pelos colaboradores de KOINONIA Pedro Rebelo e Camila Chagas, além de importantes nomes como o Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos, Joanildo Burity, Camila de Melo Domingos, Ademir Barbosa Júnior, e Iyá Adriana de Nanã e Aline Cristina. 

Acerca do vídeo, KOINONIA deu destaque ao debate sobre o uso dos termos Intolerância Religiosa e Racismo Religioso à luz de seus significados, adesões e conhecimento fora do círculos acadêmicos e militantes, além de reafirmar a centralidade histórica da figura de Mãe Gilda de Ogum na consolidação da data como Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Com o depoimento de populares abordados nas ruas e a opinião de especialistas como Ana Gualberto, Babalawô Ivanir dos Santos , Camila Chagas, Mãe Jaciara Ribeiro e Mãe Juçara de Iemanjá; o vídeo promoveu um debate de qualidade em linguagem simples e acessível para o grande público.  O vídeo está disponível no site e nas redes de KOINONIA.