inscriçoes site

Prevenidas abre inscrições para curso sobre Juventudes, Sexualidade e Direitos Humanos

VOCÊ TEM INTERESSE EM APRENDER SOBRE JUVENTUDES, SEXUALIDADE E DIREITOS HUMANOS? 

Link para inscrição: bit.ly/Prevenidas2

Koinonia Presença Ecumênica e Serviço, em parceria com a Coordenadoria de IST/AIDS da Cidade de São Paulo por meio de convênio, irá realizar um curso gratuito sobre o tema! Com o intuito de possibilitar a formação das juventudes para lidar com questões sobre HIV/AIDS, prevenção à ISTs em geral, a causa LGBTQIA+ e os Direitos Humanos no Brasil e em São Paulo principalmente, o Projeto Prevenidas dá continuidade aos ciclos de aprendizado e inicia seu segundo ano com novas adaptações.

O curso é GRATUITO e contará com 3 módulos, totalizando 9 aulas, e será realizado entre os meses de Março e Maio, contando com especialistas sobre cada um dos temas abordados que irão passar por sexualidade, racismo, transfobia, tipos de prevenção, desejos e prazeres, religião, novas tecnologias e muito mais! Ah, e não menos importante, iremos emitir certificado a cada módulo do curso! 

Para o primeiro módulo, não temos como falar de sexualidade no Brasil sem considerar o processo histórico no qual nosso país foi invadido por colonizadores que tinham sua religião, costumes, tabus e estereótipos em torno do sexo e de suas práticas, e que entrou em contato e embate com culturas em um continente que tinha seus nativos com suas histórias, vivências, costumes e religiões que não foram reconhecidas pelos seus invasores. Então abordaremos questões como: sexualidade e normas culturais, o movimento LGBQTIA+ e as opressões, a prevenção em HIV/AIDS e a relação com a religião, como os tabus e as religiões influenciam as vivências sexuais na atualidade, entre outros temas. 

Já no segundo módulo, Associar o sexo ao prazer, desejos e relaxamento é fundamental, mas não podemos deixar de falar sobre direitos sexuais e direitos reprodutivos e das novas tecnologias da prevenção. Tecnologias essas que vieram para revolucionar o que e como falamos sobre sexo e prevenção. Mas que também precisam falar sobre desejos e sobre prazeres, propondo uma forma de educação para a sexualidade mais responsável e sadia do que a oferecida pelos produtos culturais e pornográficos.

A partir de todo o conhecimento construído ao longo desse curso, somos desafiados no 3º módulo a pensar como intervir na realidade para construir uma sociedade onde a sexualidade seja mais segura e sem preconceitos? Inicialmente pensamos em estruturar com os participantes uma reflexão acerca dos seus territórios de origem e como intervir neles especificamente. Com o advento da pandemia e o crescimento contínuo da vida digital online, propomos a análise de um território diferente, o território digital.

Então você, que tem entre 15 e 29 anos, morador da cidade de São Paulo, e tem interesse em saber mais sobre o assunto, vem com a gente!! Para que assim, possamos construir uma sociedade cada dia mais aberta, respeitosa e inclusiva!

Acompanhe nosso instagram sobre Juventudes, Sexualidade e Direitos Humanos! @juventudesdh

Em caso de dúvidas envie um email para comunica@koinonia.org.br

Comments are closed.