988toronto1jpg-40537e69e32ed9c

KOINONIA participa encontro ecumêmico internacional

Helena Costa

KOINONIA  participou do 12º Encontro do Comitê Internacional do Dia Mundial de Oração. Realizado em Toronto, Canadá, entre os dias 30 de maio e 7 de junho, o evento reuniu mulheres de mais de 100 países com a finalidade de planejar a continuidade do Dia Mundial de Oração (DMO). O DMO é um movimento ecumênico que se manifesta num culto anual, celebrado na primeira sexta-feira de março. A cada ano, a liturgia do culto é escrita por mulheres de países diferentes e celebrado em milhares de comunidades, em mais de 170 países.

O lema Porei meu Espírito em vocês e vivereis foi o foco de reflexão de toda a assembléia. Ester Almeida, assessora do programa Saúde e Direitos, coordenou três oficinas sobre HIV/Aids no contexto da América Latina e Brasil,  nas quais propôs atividades em grupo, além de apresentar o trabalho desenvolvido pelo programa. O principal objetivo foi refletir sobre o papel das mulheres cristãs e suas comunidades religiosas frente à epidemia HIV/AIDS. Segundo Ester, “O resultado foi surpreendente, nunca vi em um lugar com tantas línguas distintas as pessoas se entenderem tão bem”.

Durante o encontro foram feitos vários contatos e intercâmbio de informações. KOINONIA foi convidada a expor sua experiência de trabalho junto às comunidades religiosas na Malásia, Índia, Peru, Chile, Equador, Espanha e Portugal.  Da região latino-americana participam mulheres da Bolívia, Brasil, Chile, Cuba, Equador, Nicarágua, El Salvador, Peru, República Dominicana, Guatemala, Paraguai, Uruguai.

O Comitê Internacional do Dia Mundial de Oração (CIDMO) reúne-se a cada quatro anos para selecionar os temas dos futuros cultos, eleger um novo Comitê Executivo e estudar as formas que podem impulsionar seu crescimento.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.