WhatsApp Image 2023-09-12 at 17.57.44

KOINONIA apoia o Curso de Formação de Facilitadores em Processos Circulares: Círculos de Construção de Paz

Por Camila Chagas

Durante os dias 7, 8 e 9 de setembro, em Salvador, na sede do Conselho de Desenvolvimento de Comunidades Negras – CDCN,  aconteceu o Curso de Formação de Facilitadores em Processos Circulares: Círculos de Construção de Paz, ministrado pelos instrutores Jaklane de Souza Almeida, Analista do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) e Expedito Carlos Lopes, Analista do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).A formação teve como público alvo as lideranças religiosas de matriz africana dos municípios de Salvador e Lauro de Freitas.

Para o Babalorixá Douglas de Ogunjá “esse curso foi um divisor de águas para minha caminhada como professor e sacerdote da ancestralidade. Posso promover esse aprendizado tanto nas instituições escolares quanto nos espaços religiosos. Acolhimento para mim foi palavra de ordem”

Na mesma vertente, a Iyalorixá Antonieta de Oxum reforça que “o curso foi um verdadeiro ajô  (reunião de pessoas com intelectos, profissão e religiões diferentes) regido pelos instrutores e, principalmente, pela ancestralidade”.

Para Iracema Lemos, servidora do Ministério Público do Estado da Bahia, também participante da formação: “o curso se constituiu em um espaço de comunhão e construção de conhecimentos”.

Os instrutores, de igual modo, afirmam que a formação lhes trouxe imensa felicidade:

 “Não há consenso para definir felicidade. Mas momentos de intensa felicidade, isto sim, podemos afirmar, convictamente, que estamos vivenciando-os. Que grupo lindo de pessoas diversas que se criou para aprender, além de Justiça Restaurativa e Círculo de Construção de Paz, algo das antigas e novas sabedorias espirituais, estando dispostos a mergulhar nas águas profundas de nossa existência.”

Segundo os instrutores, ao ministrar os cursos, “é comum mencionarmos que ‘quem participa de um círculo tem muita coragem’. Coragem para se abrir, se expandir e se conectar, demonstrando sensibilidade para consigo e para com os outros. É dito que ‘a jornada para realizar sonhos começa com um passo corajoso’ e foi isso que começamos a realizar junto com todo esse magistral grupo, contando com o apoio de KOINONIA e de lideranças do Tribunal de Justiça do Espírito Santo. Vamos continuar. Vamos em frente. Contamos com a força da espiritualidade de nossa ancestralidade, dos orixás e com todo o grupo formado e de nossos apoiadores. Axé!”

Círculos de Construção de Paz é uma metodologia aplicada para solução de conflitos, derivada de tradições ancestrais. Aplicada também em situações não conflitivas, para facilitar diálogos em grupo. Este curso visou formar facilitadores de círculos de paz dentre pessoas de religião de matriz africana para que estes possam facilitar encontros restaurativos diante de questões sociais e/ou religiosas envolvendo suas comunidades.

Comments are closed.