IX Encontro Internacional de mulheres negras, urbanas e quilombolas

O IX Encontro Internacional de Mulheres Negras, Urbanas e Quilombolas (IX EIMNUQ) foi realizado na cidade de Ituberá, entre os dias 25 e 27 de julho de 2025, com o tema: “Articulando Empoderamento Político e Autocuidado por Reparação de Bem Viver”.


A atividade foi promovida pela Associação Protetora dos Desvalidos (SPD), em parceria com as seguintes organizações: Articulação de Mulheres Negras do Baixo Sul, Coletivo mulheres presente – Maraú, Coletivo Sou Negra- Ituberá, Associação de Jatimane. O encontro teve como propósito fortalecer a articulação entre mulheres negras, urbanas e quilombolas, promovendo o diálogo entre empoderamento político, ancestralidade e práticas de autocuidado como formas de resistência e reparação histórica. Segundo a SPD, “o encontro foi um espaço de trocas ancestrais e resistência, onde mulheres e meninas se unem para fortalecer o movimento de mulheres negras.”

Durante os três dias de programação, foram realizadas diversas ações integrativas, culturais e formativas, entre as quais se destacam:

  • Giras e vivências itinerantes, promovendo rodas de conversa, debates e troca de saberes;

  • Atividades culturais, com apresentações artísticas e manifestações da cultura do território Baixo Sul;

  • Vivências de autocuidado com biodança, fortalecendo o bem-estar físico, emocional e espiritual;

  • Caminhada pelo centro de Ituberá, intitulada “Em Marcha por Reparação e Bem Viver”, como ato simbólico de visibilidade política e social, rumo a Marcha em Brasilia em novembro de 2025;

  • Lançamento do Bazar solidário fomentando a economia solidária e cooperação;

  • Ciranda Literária possibilitando o acesso de jovens a produção literária negra;

  • Visita ao Quilombo de Jatimani foi um momento que marcou o evento, promovendo uma profunda conexão com o território ancestral, além de dar continuidade as reflexões e debates.





O IX EIMNUQ reuniu mais de 150 mulheres de diferentes regiões do estado da Bahia, proporcionando momentos significativos de escuta, debate, reflexão e fortalecimento coletivo. A participação ativa das mulheres do Território do Baixo Sul foi importante para fortalecer a formação política dessas lideranças no enfrentamento ao racismo, machismo e às desigualdades sociais.

Compartilhe em suas redes:
Tags: No tags