Encontro Regional do Fórum FESUR em Bogotá

Entre os dias 5 e 7 de novembro de 2025, representantes ecumênicos da Argentina, Brasil, Colômbia e Peru se reuniram em Bogotá (Colômbia) para o Encontro Regional do Fórum FESUR. O evento teve como objetivo construir estratégias conjuntas de enfrentamento aos fundamentalismos religiosos, políticos e econômicos que ameaçam os direitos humanos e a democracia na América do Sul.

Durante os três dias de atividades, foram discutidas as prioridades estratégicas regionais e elaborada a Agenda FESUR 2026–2027, além de definidos planos de ação comuns para fortalecer a atuação política e comunicacional dos fóruns nacionais. O encontro também apresentou estudos de caso que analisaram como a religião tem sido instrumentalizada com fins políticos em diferentes contextos sul-americanos.

Representando KOINONIA, Rafael Soares de Oliveira, Secretário de Planejamento e Cooperação, destacou a importância do encontro para a construção de alianças e a promoção de agendas progressistas na região:

“O encontro foi uma oportunidade de juntar corações e vermos como construir mais alianças, também além das Organizações Baseadas na Fé, pois esse futuro ameaçador em nossos países e de crescimento dos fundamentalismos e da ultradireita, contra nossas democracias e direitos humanos, deve ser combatido com agendas positivas, na nossa região e globalmente. Essa arquitetura é o nosso sonho, que vamos impulsionar, com incidências após incidências, de baixo pra cima e com aliados do Norte.”

Além de promover o intercâmbio de experiências entre os participantes, o evento reafirmou o compromisso do FESUR em consolidar alianças entre igrejas, movimentos sociais e organizações de cooperação internacional, criando contranarrativas baseadas na fé libertadora e na justiça social.

O principal objetivo do encontro foi fortalecer a capacidade de incidência regional do FESUR, articulando respostas coletivas e sustentáveis frente às agendas regressivas que ameaçam os direitos e as democracias na América do Sul.


Compartilhe em suas redes:
Tags: No tags