Declaração das Organizações Ecumênicas de Cooperação Internacional e Local no marco da mobilização e do conflito social em curso na Colômbia

ACT Alliance

Como organizações ecumênicas de cooperação internacional e local com ampla representação de organizações baseadas na fé, nos somamos aos inúmeros pedidos da comunidade internacional com o apelo urgente ao Estado e ao Governo colombiano para que cessem a espiral de violência que está afetando seriamente a população civil.

Pressionamos:

O repúdio firme ao uso desproporcional da força exercida por parte de alguns membros da Força Pública, e a necessidade de sua reforma para assegurar o papel do Estado e da Força Pública como fiadores constitucionais de direitos.

Assegurar a criação de espaços seguros e transparentes de diálogo e negociação com os diversos setores da sociedade, preferencialmente nos territórios e idealmente com a presença de observadores imparciais.

A urgência de cessar a perseguição e as acusações contra manifestantes pacíficos, especialmente a Minga Indígena e os jovens.

O dever do Estado, e especialmente dos órgãos de controle, é de investigar e processar os responsáveis ​​materiais e intelectuais pelos cidadãos e cidadãs feridas, desaparecidas e assassinadas durante as jornadas de mobilização em curso.

Implementar de maneira integral as obrigações assumidas no Acordo Final de Paz.

Somam-se a este pronunciamento:

Foro ACT Colombia y FESUR Foro Ecuménico ACT Suramericano

FORO ACT Argentina

FORO ACT Perú

FEACT Brasil, Forum Ecumênico ACT Brasil
WACC América Latina

Agencia Ecuménica y Caribeña de Comunicación – ALC Noticias

*Texto traduzido do espanhol

Acesse aqui o conteúdo original

 

Comments are closed.