Carolina Maciel
Igreja Evangélica do Rio da Prata
Buenos Aires, 25 de junho de 2012.
Que ninguém fique feliz porque Fernando Lugo foi removido!
A demissão de Fernando Lugo foi uma obra-prima do engenho político de um setor social paraguaio ligado as mais altas esferas do poder econômico. Formal e legalmente correta e, ainda que com evidentes erros processuais, moralmente corrupta do início ao fim.
Que ninguém se engane, sobre o sangue derramado de Kuruguaty, não se constrói um novo governo.
Teria sido bom se o Congresso tivesse criado uma comissão independente de inquérito para apurar responsabilidades e encontrar os culpados.
Que ninguém imagine que tempos de paz se dão porque se protege a propriedade privada.
Em seu primeiro discurso, o novo Presidente prometeu o que todos prometem ao assumir, uma reforma agrária com plenas garantias. É a centésima vez que se promete a mesma coisa. Vocês acreditam nisso? Que ninguém imagine que os agricultores tenham acreditado. Continuarão a reivindicar terras na vã esperança de voltar ao Paraguai mítico do pequeno agricultor.
Que ninguém fique feliz com a mão pesada que paira no horizonte. Essa mão está acostumada a esbofetear até a morte e o seu único proprietário é a ambição por poder e dinheiro.
Com estas breves reflexões da Igreja Evangélica do Rio da Prata se deseja expressar a consternação e a preocupação pelo que seus irmãos e irmãs do Paraguai estão vivendo. Insta a Comissão de Igrejas para Ajudas de Emergência (CIPAE) a promover uma investigação independente do confronto em Kuruguaty; convida as organizações de agricultores, especialmente a ASAGRAPA, para continuar sua luta pacífica para a recuperação de terras usurpadas por latifundiários entrincheirados no poder a décadas.
Estamos solidários com as famílias dos mortos no Kuruguaty e comprometemos nossas vozes para tornar claras as responsabilidades dos executores e também dos mandantes.
Nós também convidamos aos nossos irmãos e irmãs da Igreja Evangélica do Rio da Prata para testemunhar uma mensagem de paz, vida, justiça e verdade em uma sociedade que perdeu o seu caminho.
Nós exortamos para que não sejam cúmplices e não se calem diante da injustiça, da prepotência e da mentira feita instituição.
_____________________________________________________________________
Essa é a própria Palavra de Deus que julga a situação atual do Paraguai:
“Ai dos que ajuntam casa a casa, dos que acrescentam campo a campo, até que não haja mais lugar, de modo que habitem sós no meio da terra!
A meus ouvidos disse o Todo-Poderoso: Em verdade que muitas casas ficarão desertas, e até casas grandes e lindas sem moradores. E dez jeiras de vinha darão apenas um bato, e um hômer de semente não dará mais do que uma efa.
Ai dos que se levantam cedo para correrem atrás da bebida forte e continuam até a noite, até que o vinho os esquente! Têm harpas e alaúdes, tamboris e pífanos, e vinho nos seus banquetes; porém não olham para a obra do Senhor, nem consideram as obras das mãos dele. Portanto o meu povo é levado cativo, por falta de entendimento; e os seus nobres estão morrendo de fome, e a sua multidão está seca de sede.
Por isso o Seol aumentou o seu apetite, e abriu a sua boca desmesuradamente; e para lá descem a glória deles, a sua multidão, a sua pompa, e os que entre eles se exultam.
O homem se abate, e o varão se humilha, e os olhos dos altivos se abaixam.
Mas o Senhor dos exércitos é exaltado pelo juízo, e Deus, o Santo, é santificado em justiça. Então os cordeiros pastarão como em seus pastos; e nos campos desertos se apascentarão cevados e cabritos.
Ai dos que puxam a iniqüidade com cordas de falsidade, e o pecado como com tirantes de carros! E dizem: Apresse-se Deus, avie a sua obra, para que a vejamos; e aproxime-se e venha o propósito do Santo de Israel, para que o conheçamos.
Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que põem as trevas por luz, e a luz por trevas, e o amargo por doce, e o doce por amargo!
Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e astutos em seu próprio conceito!
Ai dos que são poderosos para beber vinho, e valentes para misturar bebida forte; dos que justificam o ímpio por peitas, e ao inocente lhe tiram o seu direito!
Pelo que, como a língua de fogo consome o restolho, e a palha se desfaz na chama assim a raiz deles será como podridão, e a sua flor se esvaecerá como pó; porque rejeitaram a lei do Senhor dos exércitos, e desprezaram a palavra do santo de Israel.
Isaías 5, 8 – 24
e
“Mas vós não aprendestes assim a Cristo, se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus, que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano. E vos renoveis no espírito da vossa mente; e vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade”.
Efésios 4, 20-24
Oramos com você para que Deus abençoe esta linda terra do Paraguai dando-lhe vida, paz e esperança em meio à tempestade que lhe foi imposta viver. A Ele seja toda a glória, agora e para sempre. Amém.
Pastor Charles A. Duarte
Igreja Evangélica do Rio da Prata, presidente.
Add a Comment