Comércio com Identidade: comunidades participam de formação sobre associativismo quilombola

Nos dias 29 e 30 de agosto, no município de Muriqui, aconteceu a formação sobre estatutos e saúde da associação, oportunidade em que as comunidades de Santa Justina e Santa Izabel, Alto da Serra, Boa Esperança, Ilha de Marambaia, Santa Justina e Prodígio partilharam experiências sobre as formas de organização comunitária e receberam informações sobre os procedimentos jurídicos para a criação e manutenção da saúde das associações.

No primeiro dia, as lideranças dialogaram sobre associativismo quilombola, natureza jurídica, informações que precisam conter no estatuto a partir da experiência comunitária e gestão social.

No segundo dia, foi realizado um bate papo sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, a Lei nº 13.019/2014, e como esta pode ser aplicável às comunidades quilombolas. Após, os aspectos práticos para a manutenção da regularidade jurídica da associação, tais como dicas de elaborações de atas, observância dos mandatos procedimentos cartorários foram abordados ainda durante o período da manhã. Já no turno da tarde foram realizados atendimentos individualizados, a fim de orientar de forma pormenorizada as associações que participaram do encontro.


Compartilhe em suas redes: