Banner - Carta de Solidariedade

Carta de Solidariedade à luta em defesa da Lagoa e das Dunas do Abaeté

A Assembleia de KOINONIA, reunida em 16 de fevereiro de 2022, solidariza-se com a luta do povo negro, dos povos originários e das mulheres em defesa da Lagoa e das Dunas do Abaeté.

Exaltamos a vitória nas redes, com a retirada do projeto de lei, mas sabemos que a luta continua porque existe um projeto de urbanização da região de Itapuã que não foi discutido com a sociedade civil, tampouco com as comunidades tradicionais que utilizam o espaço, dentre elas: os povos de terreiro e povos originários.

É importante ressaltar que as comunidades tradicionais têm o direito de consulta, que deverá ser prévia, livre e informada como determina a Convenção 169 da OIT. Por esse motivo, as obras que afetam bens e direitos destes grupos precisam ser discutidas com as comunidades e não impostas como está acontecendo em Salvador.

Reivindicamos transparência nos atos praticados pela Prefeitura! 

As comunidades tradicionais têm o direito de participar ativamente nas tomadas de decisões administrativas e legislativas que afetem diretamente suas vidas!

Somos solidários com estes povos e apoiamos sua luta para que toda a área seja reconhecida como espaço socioambiental que historicamente é utilizado pelas comunidades tradicionais e, portanto, não pode ser descaracterizado para atender interesses puramente econômicos!

Iremos nos manter unidas na luta por transformar as estruturas que geram injustiça e oprimem o povo, e conjuntamente nos manteremos atentas e vigilantes no zelo e cuidado com a criação que geme de dor envolta em tantas destruições.

Nossos passos serão firmes na certeza de “a verdade brotará da terra, e a justiça irá a sua frente e com seus passos abrirá caminho” Salmo 85,11 e 13.

Brasil, 18 de fevereiro de 2022.

Assinada pelos seguintes membros associados de KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço:

Almir dos Santos
Ana Emília Martins Gualberto
Cilas Ferraz de Oliveira
Darli Alves de Souza
Eduardo Dutra Machado
Eliana Rolemberg
Ely Eser Barreto César
Ester Leite Lisboa
Ideraldo Luiz Beltrame
José Adriano Filho
Luciano Alves de Carvalho
Manoela Mafra Vianna
Marilia Alves Schüller
Maurício de Andrade
Moisés Abdon Coppe
Ordep Serra
Paulo Ayres Mattos
Rafael Soares de Oliveira
Rogério Ferreira do Nascimento
Sergio Marcus Pinto Lopes
Yara Monteiro Nogueira

Comments are closed.