Camamu (BA) terá debate e lançamento de livro sobre direitos das mulheres rurais

capapeq
Publicação discute identidade e direitos de mulheres rurais.

No próximo dia 26, o município de Camamu, vai receber pessoas de pelo menos quatro cidades do Baixo Sul da Bahia para um evento dedicado à afirmação da igualdade de gênero na região. O debate “Políticas Públicas para Mulheres Rurais”, às 9h, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Camamu, vai reunir mulheres – em sua maioria quilombolas – da região do Baixo Sul, onde se localizam mais de 45 comunidades remanescentes de quilombos. 

Na programação do evento, “Café na Roça”, seguido do lançamento do livro “Caminhadas, Sonhos e Lutas: Mulheres Negras do Baixo Sul da Bahia”. Patrocinada pela Fundação Heinrich Böll Brasil e apoiada pelas Mulheres da Igreja Metodista Unida, a publicação discute identidade e direitos de mulheres rurais a partir da experiência do projeto de fortalecimento político feminino, realizado por KOINONIA na região. O livro, além de disponibilizar toda a metodologia desse trabalho de empoderamento das mulheres no contexto rural, traz fotos delas, e um guia com as principais políticas e serviços públicos voltados para a mulher – com destaque para os dedicados ao enfrentamento da violência contra elas. 

O diretor executivo de KOINONIA, Rafael Soares de Oliveira, ressaltou a importância da publicação, principalmente, porque embora as políticas públicas sejam válidas para todo o território nacional, as mulheres rurais (principalmente as quilombolas) têm encontrado uma série de dificuldades para acessar seus direitos. 

“É simultaneamente uma produção de conhecimento a partir de práticas participativas e um instrumento de trabalho e luta para as Mulheres Quilombolas. Seguindo a ação de apoio a povos e comunidades negras tradicionais, o livro, além de compartilhar processos e metodologias que podem ser replicadas noutros contextos, quer reforçar a afirmação dos direitos e a proteção dessas mulheres contra a violência que é recorrente. Há políticas e setores responsáveis, mas que não funcionam apropriadamente, ou pior: estão dirigidos por funcionários despreparados”, comentou.

site previa_convite cópiaServiço

O que? “Políticas Públicas para Mulheres Rurais”
Quem? KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço e Articulação de Mulheres do Baixo Sul
Onde? No Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Camamu. Rua Conselheiro Ramiro, 30 – Cidade Alta, Camamu – BA
Quando? Dia 26 de Março, às 9h

 

Tags: No tags