Banner Seminário - Projeto Awurê

Bahia: seminário discute direitos de povos de terreiro

O Projeto Àwúre promove o Seminário “Direitos Humanos Fundamentais dos Religiosos de Matriz Africana: Eficácia e Efetividade”. KOINONIA participa da iniciativa como membro de grupo de trabalho (GT) que organiza o evento. Será realizado em dois dias, 23 e 30 de outubro, de forma online e gratuita. Interessadas e interessados devem se inscrever em bit.ly/seminarioawure  até 21 de outubro.

Um dos palestrantes convidados é o sociólogo e pesquisador pan-africanista de Guiné Bisau, Dr. Miguel de Barros, que fará uma palestra magna sobre a eficácia e efetividade dos direitos humanos fundamentais dos religiosos de matriz africana. Além de Miguel de Barros, o seminário terá como palestrantes o professor emérito da Universidade Federal da Bahia (Ufba), um dos membros fundadores de KOINONIA, Dr. Ordep Serra, a promotora de Justiça do Estado da Bahia, Lívia Sant’Anna Vaz, o subprocurador-geral do Trabalho Cristiano Paixão, e a advogada especialista em Direitos Humanos, Lili Reis.

O evento será aberto pelo procurador-geral do Trabalho, José de Lima. Além das palestras, serão abertas 10 salas de debates para eixos temáticos específicos, as quais serão coordenadas pelos(as) coordenadores(as) dos Grupos de Estudos, que são integrados por membros(as) da academia e atores sociais representativos do segmento povos e comunidades tradicionais de terreiros de religiões de matriz africana.

O evento também marca o lançamento da campanha “Violência não combina com fé! Denuncie! Disque 181” e do Podcast “Àwúre”. Na ocasião serão apresentados os resultados das escutas sociais realizadas em atendimento à Convenção 169 da OIT e à Resolução n. 230 do Conselho Nacional do Ministério Público, e será lançado edital de chamada pública para produção de artigos que integrarão livro sobre o tema objeto do seminário, que será disponibilizado na Biblioteca Àwúre.

Saiba mais e confira aqui a programação completa 

Comments are closed.