
No último domingo, dia 25 de setembro, o ponto de encontro de religiosos e religiosas foi a 9ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, em Copacabana. Neste ano, a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) convidou os candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro para encontro com lideranças religiosas a fim de firmar compromissos com os Direitos Humanos e com o combate às diversas formas de intolerâncias.

A concentração para a caminhada começou por volta das 11h, no posto 6 da praia de Copacabana. Sob chuva e com o lema “caminhando a gente se entende”, umbandistas, candomblecistas, ciganos, católicos, evangélicos, budistas, wiccanos e representantes de outras doutrinas mostraram que, independente do credo, é possível unir forças em nome do respeito.

O interlocutor da CCIR, Ivanir dos Santos, lembra que “a caminhada é o um dos maiores pontos para o diálogo inter-religioso”. Segundo ele, o objetivo desta edição foi promover compromissos que combatam todas as formas de violência, intolerâncias e racismos. “De mãos dadas, vamos lutar em prol da liberdade religiosa”, declarou.