“Como organização ecumênica, temos por vocação e missão a discussão dessas pautas dentro das comunidades religiosas, atravessadas cada vez mais por visões fundamentalistas e conservadoras.”

Com o avanço do fundamentalismo no Brasil, os direitos relacionados às mulheres e à comunidade LGBTQIA+ sofreram retrocessos. Juntos, foram o principal núcleo de disputa pública da pauta fundamentalista, desde a chamada “ideologia de gênero” até as fake news veiculadas em cadeia nacional sobre o “kit gay”. As organizações e movimentos feministas e os movimentos LGBTQIA+ têm sido atores políticos importantes no combate aos fundamentalismos, mas há também o desafio de expandir a compreensão dos direitos de gênero, sexuais e reprodutivos também para outros movimentos sociais não diretamente identificados com essas pautas. Como organização ecumênica, temos por vocação e missão a discussão dessas pautas dentro das comunidades religiosas, atravessadas cada vez mais por visões fundamentalistas e conservadoras.

A atuação de KOINONIA tem focado em ações de combate à violência contra a mulher; formação de mulheres religiosas nos mecanismos de proteção e criação de espaços de escuta; material informativo e preparação de metodologias para o enfrentamento às violências baseadas em gênero; participação em iniciativas de incidência pública nacionais e internacionais. Na pauta LGBTQIA+, formação de jovens e adolescentes sobre prevenção e direitos de gênero e diversidade; incidência pública junto às pessoas que vivem com HIV; sensibilização de igrejas e comunidades religiosas sobre as questões de saúde e sexualidade; fortalecimento das ações religiosas de inclusão, luta pela inclusão da pauta LGBTQIA+ na agenda de ação do movimento ecumênico nacional, regional e internacional.



Alguns pontos importantes que são trabalhados neste eixo:

  • A interseção entre a pauta antirracista tanto nos movimentos de mulheres quanto junto à comunidade LGBTQIA+, como um eixo estruturante das desigualdades.

  • Aumento da participação de mulheres, em especial as negras, e LGBTQIA+ nos espaços de tomada de decisão da instituição e do movimento ecumênico.

  • Maior aproximação com os movimentos de mulheres e LGBTQIA+ para espaços de debate e formulação conjunta sobre o tema do fundamentalismo e respostas coordenadas ao conservadorismo religioso.

  • Debater o tema da sexualidade no campo da religiosidade, visando a um advocacy religioso sobre as temáticas gênero, religiosidade e raça.

  • Diferenciar entre criminalização da LGBTfobia e os dogmas e princípios de cada tradição religiosa. E também sobre o direito de frequentar os espaços religiosos.

  • Fortalecer ações de combate à violência sexual e de gênero.

  • Debater sobre moralidade, amor, afeto e família, indicando respostas progressistas aos temas mobilizados para atacar os direitos de gênero, sexuais e reprodutivos.


Ações

Prevenidas
O Projeto PREVENIDAS tem como objetivo disseminar conhecimento e construir, além de fortalecer, redes de informações acerca da prevenção à HIV/Aids e ISTs em geral.

Jovens Agentes de Promoção da Vida
Forma jovens, preferencialmente LGBT, em direitos humanos, sexuais e reprodutivos, e prevenção em HIV/Aids.

Rede Religiosa de Proteção à Mulher Vítima de Violência
forma lideranças religiosas em relações de gênero, promovendo incidência nas políticas públicas. Outro dos objetivos da Rede é consolidar o papel das comunidades religiosas como espaços de apoio, acolhimento e prevenção à violência contra a mulher.

Programa Transcidadania
Fruto de Parceria com a prefeitura de São Paulo, a iniciativa visa contribuir para que a população transgênero faça parte da experiência cidadã, oferecendo oportunidades de escolarização, profissionalização, colocação no mercado de trabalho e formação sobre seus.

Fortalecendo Laços: Juventude, Sexualidade e Direitos Humanos 
Ação com populações jovens vulneráveis e enfrentamento do HIV/AIDS na cidade de São Paulo. Tem por objetivo formar 50 jovens , preferencialmente LGBTT, frequentadores do centro da cidade, transformando-os em agentes de defesa de direitos sexuais e reprodutivos e prevenção.

AIDS e Igrejas
Atua junto a lideranças religiosas de diferentes tradições, promovendo formações sobre prevenção de HIV/Aids.


Notícias sobre as ações