CONIRB realiza ato inter-religioso na Igreja do Rosário dos Homens Pretos em Salvador

No dia 20 de janeiro de 2026, o Conselho Inter-religioso da Bahia realizou um evento na Igreja do Rosário dos Homens Pretos. O ato inter-religioso teve como proposta promover o diálogo em favor da paz e do respeito por todas as religiões e contou com a participação de lideranças religiosas de diversos segmentos.

Com a igreja lotada, os líderes religiosos entoaram mensagem relacionadas ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, mas, sobretudo, da possibilidade do diálogo entre as religiões como caminho para o respeito e a paz.

Diversos atos que violam o direito à liberdade religiosa foram citados, tais como a dificuldade para realização de assistência religiosa em unidades de internamento (hospitais e presídios), bem como a violação da templos religiosos de matriz africana, como o ocorrido no Nzo Mutá Lombô ye Kayongo Toma Kwiza, localizado no bairro de Cajazeiras em Salvador, que teve sua fachada pichada de vermelho com as palavras “Jesus” no portão de pedestre que dá acesso ao terreiro e “Assassinos” abaixo na parede que tem o nome do terreiro.

No final do evento, os membros do conselho, em ato de solidariedade, decidiram realizar um mutirão inter-religioso para pintar a fachada e o portão do templo religioso e realizar um abraço simbólico ao terreiro como forma de acolhimento e respeito aos membros da casa.

Participaram membros de igrejas cristãs (Católica, Anglicana e Batista), membros do Conselho Baiano Ecumênico de Igrejas Cristãs (CEBIC) e a presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), a bispa Magda Guedes.

Sacerdotisas e sacerdotes de religiões de matriz africana (Candomblé, Umbanda), Islã, Fe Bahia, Hare Krisna Brahma Kumaris e Espiritismo também marcaram presença e tiveram momentos de fala.

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), Ordem dos Advogados do Brasil também estiveram presentes no evento.

Compartilhe em suas redes:
Tags: No tags