O promotor Thalles Ferreira Costa, do Ministério Público do Acre (MPAC), defendeu publicamente a criação de uma delegacia especializada em crimes motivados por preconceito, incluindo intolerância religiosa, racismo, homofobia e aporofobia. Segundo ele, “é inadmissível qualquer tipo de crime que tenha como base o preconceito”.
A proposta foi formalizada por meio de um procedimento administrativo, que cobra providências do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa do Acre e da Polícia Civil. O delegado-geral, Henrique Maciel, tem 15 dias para informar se existe algum plano para a criação da delegacia. A medida busca reforçar o combate institucional aos crimes de ódio e ampliar o acesso à justiça para vítimas desses casos.
Disponível em: https://www.noticiasdahora.com.br/cidades/outras-noticias/e-inadmissivel-qualquer-tipo-de-crime-que-seja-originado-pelo-preconceito-diz-promotor-ao-defender-criacao-de-delegacia.html
Fonte:Notícias da Hora, em: 23/06/2025.