Em 26 de março de 2025, a Câmara Municipal de Juazeiro do Norte (CE) realizou a audiência pública intitulada “Liberdade religiosa pela cultura de paz: construindo uma sociedade respeitosa, inclusiva, representativa e com oportunidades para todos”. O encontro foi solicitado pelo Movimento Social de Combate à Intolerância Religiosa para tratar dos casos de racismo religioso e ataques contra religiões de matriz africana na região.
Doné Erlania, sacerdotisa de terreiro, pediu mais respeito e proteção para as comunidades religiosas. Questionou: “Quantas fases da nossa vida tivemos que negar o nosso sagrado?”
Sugeriu-se a criação de uma Coordenadoria Municipal de Liberdade Religiosa com profissionais especializados (advogado, pedagogo, psicólogo etc.) e capacitação de agentes de segurança para abordagens respeitosas em terreiros .
A Câmara aprovou a formação de uma comissão permanente, a realização de um seminário municipal sobre intolerância religiosa e maior articulação com escolas para promover denúncias e defender a diversidade cultural.
A vereadora Professora PG destacou a importância de transformar as propostas em ações concretas, refletindo o compromisso da Casa com políticas efetivas para os povos de terreiro.
Disponível em: https://www.miseria.com.br/ultimas-noticias/cariri/em-audiencia-publica-povos-de-terreiro-cobram-acoes-contra-intolerancia-religiosa-camara-de-juazeiro-define-medidas
Fonte: Site Miséria em 27/03/2025.